quinta-feira, 23 de julho de 2015

Financial Times é vendido para grupo japonês Nikkei / Época

http://epoca.globo.com/tempo/filtro/noticia/2015/07/financial-times-e-vendido-para-nikkei-por-844-milhoes-de-libras.html?google_editors_picks=true

"Financial Times" é vendido para Nikkei por 844 milhões de libras

Com a venda para os japoneses, o grupo britânico Pearson pretende concentrar esforços em seus negócios de educação 

REDAÇÃO ÉPOCA
23/07/2015 - 12h32 - Atualizado 23/07/2015 12h52 

Financial Times, jornal britânico de negócios, foi vendido para o grupo de mídia japonês Nikkei por 884 milhões de libras (cerca de R$ 4,3 bilhões). A confirmação do negócio ocorreu nesta quinta-feira (23), horas depois de o grupo editorial Pearson ter afirmado que estava em negociação para vender seu periódico. Especulou-se que o grupo alemão Axel Springer SE poderia ser o comprador. O negócionão inclui a participação de 50% da editora Pearson no The Economist Group ou a sede do FT, em Londres.
"A Pearson foi proprietária orgulhosa do FT por cerca de 60 anos. Mas alcançamos um ponto de inflexão na mídia, conduzido pelo explosivo crescimento de mobile e social. Neste novo ambiente, o melhor caminho para assegurar o sucesso jornalístico e comercial é ele ser parte de uma companhia de notícias global e digital", afirmou o CEO da Pearson, John Fallon, em comunicado.
Com a venda, a Pearson deve concentrar seus esforços na unidade voltada para a educação, com livros didáticos e ferramentas de ensino online para estudantes e professores.
Segundo reportagem do The Guardian, há muito já se falava que o FT, fundado em 1888, poderia ser vendido. A antiga CEO do grupo Marjorie Scardino, entretanto, chegou a dizer que o jornal seria vendido "sobre seu cadáver". Ela foi substituída no posto por John Fallon há dois anos, que já chegara a negar, em 2013, outros rumores sobre a venda.
De acordo com o USA Today, o FT Group teve lucro operacional de 24 milhões de libras (cerca de R$ 122 milhões) em 2014. O jornal tem circulação impressa e digital global de 720 mil exemplares. O Nikkei foi fundado em 1876. O jornal japonês tem 3 milhões de assinantes. O grupo tem ainda outros periódicos, agência de notícias, revistas, canais de TV e outros negócios digitais.
LY

Nenhum comentário:

Postar um comentário