quinta-feira, 9 de julho de 2015

Senado estendeu aos aposentados as mesmas regras do aumento do salário mínimo... / G1


Edição do dia 09/07/2015
09/07/2015 10h07 - Atualizado em 09/07/2015 10h07

Senado estende regra de reajuste do salário mínimo para aposentadorias

Ministério da Previdência estima gasto extra de R$ 4,6 bilhões ao ano.
Líderes governistas dizem que a presidente Dilma Rousseff deve vetar
.



De novo, o governo foi surpreendido pelo Congresso. O Senado estendeu a todos os aposentados as mesmas regras do aumento do salário mínimo.
É uma bola nas costas e as contas vão aumentar. É mais um aumento de gastos e mais um desgaste que o Senado impõe ao governo.
A vida do governo no Congresso não está nada fácil. É uma derrota atrás da outra. E no caso, é uma derrota política com reflexo direto na economia. A decisão do Senado, diz o governo, aumenta ainda mais o rombo na Previdência. E líderes governistas dizem que a presidente Dilma deve vetar.
A Medida Provisória aprovada pelo Senado define a correção do salário mínimo até 2019. A regra garante aos trabalhadores e aposentados ganhos acima da inflação levando em conta o crescimento da economia nos últimos dois anos. O problema para o governo é que no texto vindo da Câmara essa correção se estende também aos aposentados que ganham acima do mínimo. Hoje, o benefício é corrigido apenas pela inflação.   

O ministério da Previdência diz um terço dos aposentados do país teria direito a essa extensão. O que significa um gasto extra de R$ 4,6 bilhões ao ano.
Esta foi mais uma derrota do governo no Congresso. Lembrando que a última foi a aprovação do aumento salarial dos servidores do judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário