segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A transformação do rosto humano no período de 6 milhões de anos... // Época / Video

https://www.facebook.com/inverse/videos/907723512609430/

Clique no link para ver a evolução do rosto humano em 
6 milhões de anos

 Um vídeo publicado na página do Facebook do site de notíciasInverse mostra como a face dos hominídeos transformou-se ao longo de mais de 6 milhões de anos. Confesso que, num primeiro momento, o material me chamou a atenção apenas por causa do design e da tecnologia. Achei, portanto, um bom entretenimento.
Cena de vídeo de um minuto que mostra a transformação na face dos homens (Foto: Reprodução / Facebook)
Mas logo vi que havia uma batalha de comentários no site. Tudo por que o vídeo usa o termo "evolução" no título, o suficiente para gerar muita reclamação entre os comentários.

Grupos religiosos e criacionistas criticaram o caráter evolucionista do vídeo. Outros notaram que o fim da evolução seria um homem branco de olhos claros. Levado ao pé da letra, o vídeo reforça duas visões enganosas da evolução humana.
A primeira é que haveria uma sucessão linear de um hominídeo para outro até chegar a nós, humanos. Não foi nada assim. A evolução não é uma linha. É uma árvore, com vários ramos dando origem a sub ramos. Alguns vão para a frente por um tempo e morrem. Outros sobrevivem até hoje, como eu e você.
A segunda ideia enganada é que os humanos de pele clara seriam o final da linha evolutiva. Houve quem criticasse por ser uma escolha racista. De qualquer forma, seria um erro científico. Todas as etnias presentes hoje na Terra são igualmente modernas. Humanos com todos os tons de pele representam o momento mais atual na evolução humana.
TAGS: