Postagem em destaque

JOICE HASSELMNN perde a serenidade no "Inteligênciia Ltda"

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Metrô de Berlim... 'mulher leva seu pônei para passear de trem' / ALBERT STEINBERGER


Cartas de Berlim: Cada um na sua

Aqui a pressão social é quase zero. Por isso, a capital alemã é uma cidade para a qual muitos vêm para sair do armário, ou entrar nele
Mulher leva pônei para viajar de metrô de Berlim (Foto: Page Not Foud / O Globo)
Mulher leva pônei para viajar de metrô de Berlim (Foto: Page Not Foud / O Globo)
A paisagem humana do metrô de Berlim é simplesmente impressionante. Aqui se encontra de tudo, o homem de negócios engravatado ao lado de cortes de cabelo coloridos e roupas que parecem ter saído de um filme do Mad Max. Foi pensando nisso que a empresa BVG, que é uma das concessionárias que administra o transporte da capital alemã, fez um video que virou sensação no Youtube.
Is mir egal foi gravado pelo rapper Kazim Akboga. O título significa em português algo como “não estou nem aí”. Kazim já havia bombado na internet alemã com um video pra lá de bizarro em que com bom humor dizia que não está nem aí pra nada. Depois do sucesso, ele foi chamado para ser o garoto propaganda neste video da BVG.
No comercial que já teve mais de dois milhões e meio de visualizações, ele representa um controlador de bilhetes da empresa, que cobra os tíquetes dos passageiros. Com uma voz fanha e uma pose de caolho, ele vai rimando sobre o que se encontra nos vagões de metrô e bonde de Berlim.
“Pessoas fazem uma mudança, eu não estou nem aí.
Homem sobre um cavalo, eu não estou nem aí.
Homem sobre homem, eu não estou nem aí”.

E ele segue a descrição, com “música alta”, “vovó entre góticos”, “barba em mulheres” e “homem toca tambor”. Ele não liga para nada, neste universo paralelo que parece ser o metrô de Berlim. Tudo é aceito e ninguém está nem aí pra nada. Só não vale, não pagar o bilhete, diz o rapper.
A mensagem chegou a receber algumas críticas e gerar uma certa polêmica, porque os passageiros são em sua grande maioria pessoas brancas. Isto em em uma campanha que fala sobre a diversidade. Ok, a crítica é válida, mas o rapper é de origem turca, morador do bairro de Neuköln e, de acordo com ele mesmo, recebe ajuda do Hartz IV, que é como se fosse o equivalente do bolsa família da Alemanha.
Não é a toa que a produção viralizou na internet. A sacada da BVG conseguiu retratar a marca deles de uma maneira diferente, passar a mensagem de “pague o seu bilhete” e ainda falar de uma forma bacana sobre a liberdade de Berlim.
Aqui a pressão social é quase zero. Por isso, a capital alemã é uma cidade para a qual muitos vêm para sair do armário, ou entrar nele. Tudo é aceito e permitido. Cada um na sua. Os olhares são menos afiados e as pessoas costumam não gastar tanto tempo julgando umas as outras. E estes são os meus votos de 2016 para todos. Mais amor e diversidade e menos preconceitos e ódio.
PS: Irei passar o ano novo no Brasil e vou me ausentar uma semana por aqui. Grande abraço a todos e um Feliz 2016

!

Nenhum comentário:

Postar um comentário