Postagem em destaque

MALDADE É O PROJETO Blue .beam ...

*O PROJETO BLUE BEAM: Já soube que os governos estão admitindo os OVNIs e há vários movimentos atuando para a implantação de uma religião gl...

domingo, 7 de junho de 2015

"A agonia de um segredo " / Fernando Gabeira./ coluna de Augusto Nunes (atualizado)

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/fernando-gabeira-a-agonia-de-um-segredo/


05/06/2015
 às 9:56 \ Opinião

Fernando Gabeira: A agonia de um segredo

Publicado no Estadão
FERNANDO GABEIRA
Quando surgiu, achei grave e um pouco subestimado o veto de Dilma ao projeto de transparência nos negócios do BNDES. Ela entrou em conflito com o Congresso. Dias depois, o próprio Supremo autorizou o Tribunal de Contas a ter acesso aos empréstimos à Friboi, empresa que financia generosamente as campanhas do PT.
Em qualquer país onde o governo entre em choque com o Congresso e o Supremo o tema é visto como uma crise institucional. Como se não bastasse, Dilma entrou numa terceira contradição, desta vez consigo mesma: partiu dela a lei que libera o acesso aos dados públicos.
O ministro Luiz Fux (STF) sintetizou seu voto numa entrevista: num banco que move dinheiro público, o segredo não é a arma do negócio.
O PT tem razão para temer a transparência. Súbitos jatos de luz, como a denúncia do mensalão e, agora, do petrolão, abalaram seus alicerces. No caso do BNDES, não se trata da possibilidade de escândalos. É uma oportunidade para conhecer melhor a história recente.
Empresas amigas como a Friboi e a Odebrecht, governos amigos como os de Cuba e Venezuela, foram contemplados. Em ambos, a transparência vai revelar o viés ideológico dessa orientação. Um porto em Cuba, um metrô em Caracas são apenas duas escolhas entre mil possibilidades de usar o dinheiro. Para discutir melhor é preciso conhecer os detalhes. Na campanha Dilma mentiu sobre eles, ocultando o papel de fiador do Brasil.
O que sabemos da Friboi? Os dados indicam que destinou R$ 250 milhões a campanhas do PT. Teremos direito de perguntar sobre os detalhes do empréstimo do BNDES e até desconfiar de seus elos com campanhas eleitorais.
A análise da política do governo deverá estender-se à sua fracassada tentativa de criar empresas campeãs. Quem foram e quem são os parceiros, que tipo de transação? Como dizia Cazuza, mostre sua cara, qual é o seu negócio, o nome do seu sócio.
No momento do veto prevaleceu uma certa Dilma. Mas a outra Dilma, a que mandou a lei de acesso, é que estava no rumo certo da História. Não só porque a transparência é um desejo da sociedade, mas porque a tecnologia estreita o espaço do segredo.
Os debates nos EUA concentram-se hoje numa restrição à vigilância de indivíduos, sem licença judicial. Mas chegam a essa discussão graças a Edward Snowden, que revelou os próprios segredos do governo.
Ironicamente, Dilma foi espionada pelos EUA e decreta o sigilo nos dados de um banco que movimenta recursos públicos. Sou solidário com ela no primeiro episódio. Evidente que seria atropelada no segundo. Esta semana começou a ensaiar a retirada, via Ministério do Comércio, que vai disponibilizar dados das transações internacionais e algumas nacionais.
O PT deveria meditar sobre o segredo. Ele foi detonado pela quebra do segredo entre quatro paredes, no mensalão. Agora, no caso da Petrobrás, entraram em cena novos mecanismos de investigação, melhor tratamento dos dados.
Nos primeiros meses de governo, já tinha uma visão do PT. Nem todos a compartilhavam, pois o partido venceu três eleições depois de 2002. Aos poucos, os momentos de transparência sobre os escândalos foram criando uma percepção nacional sobre o tipo de governo que se implantou no Brasil.
Não há dúvidas de que os segredos do BNDES serão revelados. Sociedade, Congresso e Supremo caminham numa mesma direção. E o próprio governo começa a abri-los.
É um elo para a compreensão do papel do PT. Embora ainda não tenha os dados completos, já posso afirmar que o BNDES financiou pobres e ricos. Mas ambos, os pobres de socialismo, como os ricos aqui, do Brasil, são escolhidos entre os amigos do governo. De um modo geral, o processo foi de financiar amigos ricos para que construam para os amigos pobres.
Tanto a Friboi como a Odebrecht fazem parte dessa constelação política econômica que dominou o fluxo dos investimentos do BNDES. Isso teve repercussão nas campanhas eleitorais. De um lado, o Bolsa Família assegurava a simpatia dos eleitores: de outro, a bolsa dos ricos contribuía para as campanhas do tipo vivemos num paraíso. Contribuía, porque hoje sabemos que outras fontes menos sutis, como o assalto à Petrobrás, injetavam fortunas no esquema.
Falou-se muito no petrolão como o maior escândalo da História, mobilizando pelo menos R$ 6 bilhões. Quando todos os segredos, inclusive os do fundo de pensão, forem revelados, não importa a cifra astronômica que surgir daí: o grupo brasileiro no poder é o mais voraz em atuação no planeta. Não posso imaginar salvação depois da conquista desse título.
O PT e aliados podem continuar negando, na esperança de que o tempo amenize tudo. É uma tática de avestruz. Será que não se dão conta de que apenas um décimo da população os aprova hoje? O que será do amanhã, quando quase todos saberão quase tudo sobre o que fizeram com o País?
Nesta paisagem de terra arrasada, a economia é apenas uma das variáveis. O processo político degradou-se, os valores foram embrulhados por uma linguagem cínica, a credibilidade desapareceu já há tempo. O Brasil pode até conviver com esse governo, que tem mandato de quatro anos. Mas não creio que mude de opinião sobre ele, alternando momentos de um desprezo silencioso com as manifestações de hostilidade.
Um governo nasce morto e a lei nos determina um velório de quatro anos. Muito longos, até os velórios costumam ser animados. E algo que anima este velório é a revelação dos últimos segredos, como o sigilo do BNDES e tantas outras linhas de suspeita que foram indicadas nas investigações da Petrobrás. E daqui por diante nem o futebol será uma distração completa. A cúpula da Fifa transitou de um hotel cinco-estrelas para uma cela de prisão. Imprevisíveis roteiros individuais rondam os donos do poder. E essa história ainda será escrita com todas as letras.

Listas de tudo de Veja

http://veja.abril.com.br/listas/

AS LISTAS DE VEJA

Informação, curiosidade e diversão que enriquecem a notícia


sábado, 6 de junho de 2015

Estádio da final de Champions preserva parte da estrutura que abrigou Jogos Olímpicos de 1936 - ESPN.com.br

Estádio da final de Champions preserva parte da estrutura que abrigou Jogos Olímpicos de 1936 - ESPN.com.br
A partir das 15 horas...!



Estádio da final de Champions preserva parte da estrutura que abrigou Jogos Olímpicos de 1936







A partir das 15 horas várias emissoras de TV do mundo passarão a acompanhar a final da Uefa Champions a partir do estádio olímpico de Berlim onde aconteceram os Jogos Olímpicos de 1936...
Dezenas de línguas vão se misturar neste estádio para mostrar a maior final dos últimos anos e alcançar mais de 100 nações interessadas em conhecer um campeão europeu do esporte mais popular do mundo.
O Brasil tem representantes da ESPN, Globo Esporte, Band... O contingente de profissionais brasileiros passa de 100 jornalistas e técnicos envolvidos com o evento que vai distribuir cerca de 40 milhões de euros aos clubes finalistas. O Barcelona tem um trio de jogadores que representam a América do Sul, com um brasileiro, outro argentino e mais uruguaio que juntos marcaram cerca de 140 gols em partidas no ano de 2015. Do outro lado a Juventus tem a tradição do 'calcio' italiano marcadamente com a grande capacidade de defender para jogar no contra ataque e surpreender o adversário...
É melhor ver o jogo. Ele deve ser uma aula do futebol de hoje. Creio que haverá um grande silêncio quando o jogo começar e você estará, mesmo sem saber, envolvido pelo carisma de um esporte que alcança mais de 200 nações ao redor do planeta...
Aproveite !

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Vídeo/ Lula foi vaiado em aeroporto no Brasil (atualizado)

http://www.canalgama.com.br/pt-cai-em-desgraca-lula-e-vaiado-em-aeroporto-brasileiro/

A situação do PT (Partido dos Trabalhadores) e dos petistas em geral não é nada boa em qualquer parte do Brasil. A desilusão com o PT e com os petistas toma conta da população de todas as classes sociais. E não há ninguém no PT que esteja imune à revolta popular com o petismo. Até mesmo o até bem pouco tempo, idolatrado Salve, Salve, Luiz Inácio Lula da Silva, já não é mais o mesmo e nem recebe aquele tratamento de “quase santo”, com o qual o mandatário máximo do PT estava acostumado. A realidade do petismo hoje em todo o Brasil é duríssima até mesmo para Luiz Inácio Lula da Silva. Lula foi sonoramente vaiado nesta segunda-feira, 01/06, ao embarcar em voo de carreira. As pessoas ao saberem da presença de Lula, o recepcionaram com uma sonora vaia que deixou o ex-presidente totalmente constrangido. A saia justa foi tão constrangedora que no interior da aeronave as informações são de que a solução encontrada foi colocar o ex-presidente na cabine dos pilotos. Acompanhe o vídeo onde Lula é vaiado no aeroporto!

Beber cerveja quase sem prazer

Os Cientistas da Cerveja http://flip.it/xyKYh

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Feminicídio gera revolta na Argentina / fotos de El País

http://internacional.elpais.com/internacional/2015/06/03/actualidad/1433356172_949785.html






Capa de El País... 03/06/2015


Paraná vive greve de fome e pressão pela saída do governador

GERMANO ASSAD Curitiba
Dois ativistas iniciam greve para pressionar o Governo a conceder reajuste dos professores. Pedido de impeachment de Beto Richa, envolvido em denúncias de corrupção, teve 6.000 assinaturas
Resgate faz um minuto de silêncio pelas vítimas. / YUAN ZHENG (EFE)

Diminuem as chances de encontrar sobreviventes no barco chinês

XAVIER FONTDEGLÒRIA Jianli (China)
Equipes de resgate localizam 18 corpos, mas outras 426 pessoas ainda continuam desaparecidas no rio Yangtzé após o naufrágio

Após crise de espionagem, Obama assina lei que impõe limites à NSA

MARC BASSETS Washington
Pela primeira vez desde 2001 o poder da agência de espionagem eletrônica dos Estados Unidos é reduzido pelo USA Freedom Act
Centenas de mulheres protestam contra a violência de gênero. / M. BERNETTI (AFP)

Argentina se mobiliza contra assassinatos machistas

CARLOS E. CUÉ Buenos Aires
Manifestação sem precedentes é o ponto alto em um processo que une políticos e celebridades em torno da defesa das mulheres

Paraisópolis, a favela ‘pop’ que sofre com a especulação imobiliária

MARINA NOVAES São Paulo
Moradores da segunda maior favela de São Paulo aproveitam 'efeito novela' para cobrar retomada de obras de urbanização
Ensaio do Ballet Paraisópolis, parte do tour. / MARCELO PEREIRA

Um tour a pé pela arte e o engenho da ‘Cidade do Paraíso’

M. N. São Paulo
No passeio por Paraisópolis, um dos símbolos da desigualdade da cidade, a cultura local se mistura à mobilização social

“Os partidos se esqueceram dos jovens mexicanos, abandonaram”

ELENA REINA Cidade do México
Um grupo de mexicanos, de 25 a 29 anos, conta como percebeu o clima eleitoral e o sistema político de seu país, às véspera das eleições

O mexicano Peña Nieto enfrenta o desencanto nas urnas

JAN M. AHRENS Cidade do México
Pesquisas preveem vitória moderada do PRI, a fragmentação da esquerda e o voto de abstenção como protesto
PINTEREST

Pinterest se transforma em loja

ROSA JIMÉNEZ CANO San Francisco
Rede social de maior crescimento principalmente entre o público feminino anuncia um botão para comprar dentro de seu serviço

Chris Daniels: “Não queremos suplantar ninguém”

R. J. C. Menlo Park
O presidente do Internet.org, do Facebook, fala sobre o programa que oferece conexão grátis em países em via de desenvolvimento

Computador do promotor Nisman foi espionado após a sua morte

CARLOS E. CUÉ Buenos Aires
Depois da veiculação de um vídeo em que um policial aparece limpando a pistola ensanguentada, o caso dá uma nova volta

Presidente da Colômbia pede mudanças na luta contra as drogas

JAVIER LAFUENTE Bogotá
Santos quer uma estratégia que “produza melhores resultados do que os alcançados” na batalha mundial contra o problema

Políticos acossados pela Lava Jato querem vetar reeleição de Janot

AFONSO BENITES São Paulo
Atual procurad0r-geral, considerado favorito para ficar no cargo, terá de passar pelo crivo do Senado, onde há 12 investigados

Brasil, entre a diplomacia da paz e o destaque na exportação de armas

GIL ALESSI São Paulo
Relatório aponta que o país é o quarto maior exportador de armamentos leves. Essas vendas nem sempre são transparentes