sábado, 13 de fevereiro de 2016

Lula é motivo de piada e ironia no Carnaval de Pernambuco pelo bloco "Os Irresponsáveis" / Jornal do Commercio

PT de Pernambuco condena provocações a Lula no bloco 'Os Irresponsáveis'

"Luís Inácio LULA da Silva é motivo de orgulho para os brasileiros e para os pernambucanos, não apenas para os petistas. É honesto e o povo confia nele"
Lula (Foto: Alexandre Gondim / JC)
Jornal do Commercio, do Recife   Lula (Foto: Alexandre Gondim / JC)
A provocação ao ex‐presidente Lula (PT) feita pelo bloco "Os irresponsáveis", que desfilou na Quarta‐Feira de Cinzas (10) pelas ruas do bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife, indignou a direção estadual do PT.
O partido soltou nesta quinta (11) uma nota de repúdio ao gesto e partiu em defesa do ex‐presidente. "A irreverência, a alegria e a liberdade de expressão, que são características próprias do nosso querido carnaval, não podem ser utilizadas como meio para achincalhar a imagem pública do melhor presidente do Brasil e o melhor para Pernambuco, sem que nenhuma ação esteja tramitando contra ele", diz a nota, assinada pela executiva estadual.
O ato que gerou a revolta nos correligionários de Lula foi o fato de o bloco ter levado para o desfile um homem fantasiado como o ex‐presidente preso dentro de uma jaula e com uma mulher vestida de policial fazendo a "segurança" dele. "Fazemos piada com quem é irresponsável na vida real", disse o presidente do bloco, José Luiz Araújo, sobre a alusão ao ex‐presidente.
Rebatendo a "brincadeira" do bloco, a executiva cobrou respeito ao ex‐ presidente e destacou a trajetória política do petista. "Não foi apenas Lula o ofendido, mas todos os pernambucanos que, conterrâneos dele, reconhecem que foi o presidente da história brasileira que mais mudanças e transformações proporcionou para o nosso Estado e para o seu povo sofrido e injustiçado".
Leia a íntegra da nota:


“A direção estadual do PT vem repudiar, com profunda indignação, a agressão descabida praticada por dirigentes do bloco carnavalesco OS IRRESPONSÁVEIS, ao exibir em seu desfile um integrante fantasiado do Presidente LULA, enjaulado como um animal ou como um criminoso. E, pior ainda, ao divulgar amplamente a sua agressão gratuita.
A irreverência, a alegria e a liberdade de expressão, que são características próprias do nosso querido carnaval, não podem ser utilizadas como meio para achincalhar a imagem pública do melhor Presidente do Brasil e o melhor para Pernambuco, sem que nenhuma ação esteja tramitando contra ele.
Essa é uma atitude política odiosa que fere a democracia e o estado de direito, além de atacar gratuitamente os direitos fundamentais de um cidadão. Não foi apenas Lula o ofendido, mas todos os pernambucanos que, conterrâneos dele, reconhecem que foi o presidente da história brasileira que mais mudanças e transformações proporcionou para o nosso Estado e para o seu povo sofrido e injustiçado.
Lamentamos, também, a evidente manipulação promovida por adversários que viabilizaram a acusação praticada e a sua divulgação, adotando a mentira como prática política e revelando uma doentia incompatibilidade para o exercício respeitoso das divergências.
Luís Inácio LULA da Silva é motivo de orgulho para os brasileiros e para os pernambucanos, não apenas para os petistas. É honesto e o povo confia nele, porque aprendeu a admirar a sua trajetória e a sua obra política invulgares. LULA MERECE RESPEITO”.
Lula (Foto: Alexandre Gondim / JC)Lula (Foto: Alexandre Gondim / JC)