Postagem em destaque

MST continua invadindo.

quinta-feira, 22 de março de 2018

"Um terremoto, um marquês e uma nação de concurseiros" ? dr Tony Carvalho

https://www.blogbrainstorm.com/single-post/2017/10/23/Um-terremoto-um-marqu%C3%AAs-e-uma-na%C3%A7%C3%A3o-de-concurseiros

Um terremoto, um marquês e uma nação de concurseiros

October 23, 2017
Lisboa, primeiro de novembro de 1755.
Um terremoto seguido de um maremoto destruiu grande parte da cidade. Milhares de vítimas fatais se amontoaram pelas ruas e, desejoso da reconstrução de sua capital, o rei de Portugal Dom José I confia em Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, como o renovador da cidade.
A reconstrução andou a passos largos, mas a maior parte do ouro para pagar essa reforma vinha da capitania brasileira mais rentável da época: Minas Gerais. Portugal apertava a colônia o máximo que podia, porém, mesmo aumentando impostos, o rei não obtinha recursos suficientes para alcançar seus objetivos de renovar Lisboa.
Após Dom José I ser baleado enquanto retornava ao palácio, o Marquês de Pombal encontra uma solução para os problemas financeiros da corte. Ele convence o enfraquecido monarca de que uma conspiração arquitetada por padres jesuítas e nobres tramava a sua morte e uma espécie de inquisição é instaurada no país. Em menos de um mês, mais de mil pessoas são presas e torturadas, onze nobres são assassinados e se deu o fim da Companhia de Jesus nos domínios de Portugal, incluindo no Brasil. Os bens da ordem são confiscados e, como resultado, Pombal coloca as mãos no capital necessário para os interesses do Estado.
O resultado desta ação em meados dos anos de 1760 seriam sentidos por mais de dois séculos na vida das sociedades portuguesa e brasileira. Isso porque os jesuítas haviam chegado ao Brasil em 1549 e, em menos de 50 anos, escolas foram fundadas pelos religiosos e podiam ser encontradas do litoral de Santa Catarina ao Ceará. Além disso, na época da perseguição que expulsou os jesuítas dos domínios portugueses, 670 escolas de nível básico e superior já haviam sido construídas no Brasil que ensinavam Medicina, Geometria, etc. Porém, as mesmas tiveram que fechar as portas após o ocorrido, o que também levou à estagnação de regiões inteiras da colônia. Este foi o primeiro colapso educacional que o Brasil sofreu em sua história.

Este foi o primeiro colapso educacional que o Brasil enfrentou em sua história.

Em Portugal, Pombal ganhou força e iniciou um processo de estatização de várias dimensões da vida civil tanto naquele país como nos domínios da coroa. Iniciou-se assim o processo de estatização do ensino e, consequentemente, um processo de formação de cidadãos para o Estado incentivado por doutrinações ideológicas. Uma mistura fatal!
Dom Duarte, descendente da Família Real portuguesa e nosso contemporâneo, concorda que os resultados desse processo foram catastróficos para o Brasil. Segundo ele, o impacto da expulsão dos jesuítas foi tão profundo no nosso país que se a Companhia de Jesus tivesse mantido sua influência no desenvolvimento do Brasil poderíamos ter ultrapassado os Estados Unidos da América sem dúvida alguma.
A verdade por trás dos interesses do Marquês de Pombal é bem parecida com a nossa história atual. O então ministro se tornou o senhor absoluto de Portugal e passou a concentrar riqueza nas mãos de seus aliados, aplicando-lhes privilégios fiscais e auxílio estatal para esmagar seus concorrentes. Além disso, Pombal proibiu diversas atividades econômicas no Brasil, mudou nossa capital de Salvador para o Rio de Janeiro e estatizou a educação em um país que não tinha professores.
Resultado: indicações de amigos do rei, leia-se do Marquês de Pombal, conquistaram seus cargos como professores e temos, desde então, a instauração de uma política corporativista nas instituições de ensino do Brasil.
A moda de hoje que nos difere daquela do século XVIII é a aplicação de concursos públicos para admissão de profissionais tanto no ensino quanto em diversas áreas do funcionalismo público. Contudo, é exageradamente evidente a palhaçada! Quantos concursos “de mentirinha” são feitos pelo Brasil? Milhares! Todos os anos uma enxurrada de denúncias chegam no Ministério Público e são veiculados na mídia. Veja esteeste e este exemplos. Eu mesmo já passei por isso e não conheço  um acadêmico que não saiba de pelo menos uma pessoa que já se deu mal ou que que se deu bem por conta de apadrinhamento. Temos corrupção de forma generalizada nas corporações públicas e apadrinhamentos fazem parte de uma triste regra no nosso querido Brasil. Uma derrota muito profunda no coração e na alma daqueles que lutaram e dos que ainda lutam tão bravamente pela liberdade ideológica e pela diminuição da influência do Estado na vida dos cidadãos de nosso país.

A moda de hoje que nos difere daquela do século XVIII é a aplicação de concursos públicos para admissão de profissionais tanto no ensino quanto em diversas áreas do funcionalismo público. Contudo, é exageradamente evidente a palhaçada!

Tendo isso como base, não vejo muito futuro para as instituições públicas que estão tomadas pela corrupção. Uma reforma urge para ser concretizada há mais de dois séculos e não tardará até que a consciência da nossa brava e rica história seja conhecida pelos brasileiros. Como disse Pedro Calmon, “nenhum povo tem a consciência do seu destino e a certeza do seu valor, se ignora o seu passado, ou, o que é mais funesto ainda, se não o entende”. Portanto, avise ao seu professor que não pensa em ensiná-lo sobre os caminhos de uma vida empresarial que o tempo dos concursos públicos está passando e que você precisa se adequar a um novo Brasil. Se ele não entende nada disso, avise-o que ele precisará aprender também. O Brasil precisará de líderes proativos e de empresários comprometidos com o desenvolvimento científico, intelectual e tecnológico do país.

E aí? Nos vemos no nosso novo Brasil?

P.s.: Este é um texto de desabafo que eu vinha querendo publicar há algum tempo. A partir da próxima postagem entraremos em um roteiro progressista para levar ideias e oportunidades para você iniciar ou expandir o seu negócio, bem como para fortalecer o seu espírito empreendedor. Por favor, deixe um comentário no blog para que possamos avaliar se o conteúdo está sendo útil para você e se estamos no caminho certo. Só assim poderemos melhorar e avançar no nosso projeto. Ah, e não esquece de mandar o texto para aquele amigo que você julga se identificar com o que estamos falando ;)

P.s.s.: inscreva-se no nosso blog e receba de primeira mão conteúdos como esse clicando AQUI!

P.s.s.s.: Este artigo foi inspirado pelo segundo capítulo da série do Brasil Paralelo exibido a partir do dia 17 de Outubro de 2017. Para ter acesso ao conteúdo da série, clique AQUI.

Dr. Tony Carvalho
Itabuna, BA, Brasil
23 de outubro de 2017

Share on Faceb

Nenhum comentário:

Postar um comentário