sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A maneira européia de protestar pode chegar ao Brasil?

Observem o frio que faz no momento da foto pelo rapaz que ao fundo olha para as moças que tiraram a roupa em protesto contra as fraudes que parte do povo russo imagina que aconteceu durante as eleições  do Congresso da Rússia... 
...continue observando agora a segunda foto: como deve estar frio o chão em que as meninas estão deitadas, forçadas pelos policiais...?
Dá pra ver uma delas usando meias, coberta por uma 'lona' preta que se pode traduzir para aquecer a protestante. Esta demonstração de coragem em si, de confiança nos propósitos é que chama a atenção, não só pelo ato de exibição, de transparência em oposição ao ato de insegurança do Governo Russo. 
Aqui uma 'moça sem mancada' não estaria bem na foto se quisesse protestar com os seios aos ventos. Aqui bastaria uma convocação da mídia, uma ação bizarra e pagamento de alguns reais, possivelmente, para que seu discurso fosse replicado em todo o território. 
Ao visualizar o passeio das russas pelas ruas de Moscou enfrentando a Polícia, ao lembrarmos dos protestos das ucranianas em várias ocasiões contra a Eurocopa, etc, pode-se imaginar que a beleza é uma premissa para um protesto, mas, vai depender da cultura brasileira para que seja eleita como um trunfo para organizar, protestar, acudir uma situação ou produzir resultados eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário