quinta-feira, 12 de julho de 2012

Coluna de Gilberto Dimenstein // Folha de São Paulo


gilberto dimenstein

 

12/07/2012 - 09h08

Marketing belo e inteligente


Nas campanhas eleitorais vemos como se usa o marketing de forma rasteira, quase que exclusivamente para ludibriar os eleitores --tanto é assim que a palavra marqueteiro virou sinônimo (equivocadamente) de enganador. Qualquer profissional pode ser usado para falar mentiras ou verdades, dos médicos aos jornalistas.
Queria compartilhar com os leitores um exemplo belo e inteligente de marketing, registrado num vídeo que deixa qualquer pessoa tocada e emocionada com tanta beleza. Uma orquestra, aos poucos, se concentra numa praça da Espanha e, aos poucos vai engrossando, tocando a nova sinfonia de Beethoven. Confesso que não tenho palavras precisas para traduzir a beleza do evento, portanto veja as imagens aqui.
É uma ação de um banco, cuja marca só aparece, discretamente, por que a execução é feita num praça em que o banco tem sede. Só isso.
É um bom sinal dos tempos e de como as empresas tem procurado se mostrar vinculadas a causas sociais, ações culturais e comunitárias. Faz parte da definição de seu valor. O que, em suma, revela uma avanço da cidadania planetária.
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Aproveito para dar uma dica de marketing social: a lista das melhores fotos de campanhas publicitárias contra o tabagismo (veja aqui).
Gilberto Dimenstein
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

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