quinta-feira, 1 de novembro de 2012

América do Norte: número de mortos por Sandy chega a 82 - Internacional - Notícia - VEJA.com

Clima

América do Norte: número de mortos por Sandy chega a 82

Nova York, devastada por tempestade, é a cidade com mais óbitos - 34 no total

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou nesta quarta-feira (31) às vítimas da supertempestade Sandy - Jewel Samad/AFP
As mortes na América do Norte por causa da tempestade Sandy, que causou destruição na costa leste dos Estados Unidos, subiram para 82 nesta quinta-feira, em consequência de um aumento significativo no número de óbitos confirmados em Nova York e também de um aumento em Nova Jersey.

A contagem mais recente de mortes na cidade de Nova York elevou o número de 28 para 34, segundo informações da polícia. Quinze das mortes na cidade ocorreram em Staten Island, ilha cuja área sudeste ficou totalmente alagada em consequência da elevação do nível do mar. No estado de Nova York, o número de mortes chegou a 42.

Já em Nova Jersey, a polícia confirmou que o número de mortos no Estado subiu para 12. Equipes de resgate continuam vasculhando áreas devastadas.
Em Maryland foram registradas nove mortes; na Pensilvânia, seis; Virgínia Ocidental, cinco; Connecticut, quatro; Virgínia, duas e uma na Carolina do Norte. A única morte registrada no Canadá ocorreu em Toronto.
Agências oficiais alertaram que os números estão sujeitos a mudanças. Até uma eventual redução é considerada, caso uma morte atribuída à tempestade seja posteriormente confirmada como não tendo relação com o fenômeno.
Leia também: Após caos de Sandy, começa a reconstrução nos EUASandy causa prejuízo de US$ 200 mi por dia a Nova York
Obama destaca trabalho conjunto com estados

A tempestade, que chegou a se expandir por uma área de 1.600 quilômetros quadrados em determinado momento, perdeu força e tamanho, enquanto avança para o norte, a caminho do Canadá. Milhões de pessoas ficaram sem energia e sem serviço de transporte público ao longo da densamente povoada região costeira. Os efeitos mais recentes de Sandy estão atingindo agora as montanhas Apalache.
Caminho - Agora que a tempestade enfraqueceu, as equipes de emergência lutam para chegar às áreas mais atingidas e para restaurar o fornecimento de energia a milhões de usuários. Em vários pontos do Nordeste dos Estados Unidos, proprietários voltaram pela primeira vez aos seus imóveis. As primeiras estimativas são de um custo de até 15 bilhões de dólares para as seguradoras.
Sandy surgiu como uma tempestade tropical tardia no Caribe, onde matou 67 pessoas, antes de atingir a costa dos EUA nos arredores de Atlantic City, na noite de segunda-feira, com ventos de 130 quilômetros por hora. A tempestade foi a mais extensa a atingir os EUA em várias décadas. As cidades litorâneas do Estado de Nova Jersey foram as mais atingidas, mas o estrago foi grande também em partes de Nova York.
(Com agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário