quarta-feira, 14 de maio de 2014
Briga por território na Ucrânia é igual a luta de animais... Todas as criaturas são humanos
14/05/2014 às 12h57
Fotos de satélite mostram que tropas russas não recuaram da fronteira ucraniana
WASHINGTON Fotos de satélite reveladas pelo governo dos Estados Unidos nesta terça-feira mostram que tropas russas permanecem nas imediações da fronteira com a Ucrânia, contrariando as declarações do presidente russo, Vladimir Putin, que afirmou na última quarta-feira que as forças militares na fronteira teriam retrocedido. A Otan estima que a Rússia mantenha cerca de 40 mil soldados próximos à fronteira ucraniana.
As fotos, publicadas pelo Departamento de Estado americano, e no Twitter da Missão americana na Otan, mostram o que parecem ser cerca de 20 helicópteros russos em ação em Belgorod, próximo à fronteira ucraniana, no dia 9 de maio. O governo americano publicou também outra imagem da mesma área, capturada no dia 26 de março, que também mostra atividade de helicópteros.
Outra fotografia de satélite, tirada na área de Rostov, há 80 quilômetros da fronteira ucraniana, mostra o que o governo americano diz ser um grupo de veículos blindados russos. A imagem foi registrada no dia 12 de maio, mas os blindados também aparecem em fotos da mesma área tiradas no dia 23 de março.
A verdade é que a Rússia continua mantendo mais de 40 mil soldados na fronteira ucraniana, além de outros 25 mil soldados na Crimeia. Nas fotos mais recentes de satélites vemos infantaria mecanizada, veículos blindados e helicópteros de combate. Essas unidades militares estão lá para intimidar o governo ucraniano, e podem ser usadas no caso de uma invasão no país. Vamos continuar mantendo um olhar atento para as ações russas na fronteira, afirmou em nota, o coronel Martin Downie, porta-voz do Comando de Operações Aliadas da Otan.
Quando a aliança atlântica publicou imagens semelhantes em abril, membros do governo russo questionaram sua autenticidade, afirmando que as imagens eram de agosto do ano passado. A Otan negou, garantindo que os registros fotográficos eram recentes. A Ucrânia não faz parte do bloco atlântico, e membros da Otan já afirmaram que a aliança não se envolverá militarmente no conflito entre Rússia e Ucrânia. Após a anexação da Crimeia, a aliança enviou aviões, navios e soldados aos países-membros do Leste Europeu, reforçando a segurança na região.
Turchinov: Perda da Crimeia custou mais de US$ 100 bilhões
Nesta quarta-feira, o presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchinov, estimou em US$ 100 bilhões o custo da perda da Crimeia, incorporada à Rússia em março. Para Turchinov, a agressão russa contra a Ucrânia não se limitou à anexação da península no Mar Negro, mas também se estendeu para o Leste do país.
Estamos dispostos a escutar os cidadãos do Leste, mas aqueles que, com armas na mão, conduzem uma guerra contra sua própria pátria e nos ditam a vontade do país vizinho (Rússia), responderão perante a lei. Não cederemos à chantagem afirmou Turchinov durante uma reunião com o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, e candidatos da eleição presidencial agendada para o dia 25 deste mês. Estamos aqui para promover o processo eleitoral, ajudar a direcionar a Ucrânia para a Europa, e assegurar ao país um futuro próspero.
Veja também:
Rússia ameaça retaliar sanções com fim de cooperação espacial
Sete soldados ucranianos morrem em emboscada no Leste da Ucrânia
Rússia diz que novas sanções da UE prejudicarão esforços de paz na Ucrânia
Os improvisados líderes que orquestram a militância rebelde pró-Rússia
UE sanciona mais 13 pessoas e duas empresas pela crise na Ucrânia
Rússia espera diálogo entre Ucrânia e separatistas
Ucrânia: rebeldes de Donetsk anunciam vitória em referendo separatista
Soldados ucranianos abrem fogo contra multidão em dia de referendo de independência
Em dia de referendo, rebeldes anunciam criação do próprio Exército na Ucrânia
Ucrânia fecha espaço aéreo para aviões de dois ministros russos
Alemanha e França consideram ilegais referendos no Leste da Ucrânia
Jogos de futebol na Ucrânia serão disputados com portões fechados
Confrontos entre tropas ucranianas e rebeldes deixam ao menos 20 mortos em Mariupol
Putin chega à Crimeia para celebrar vitória soviética na Segunda Guerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário