terça-feira, 14 de maio de 2024
Percival Puggina homenageia a SOLIDARIEDADE ...👍
O Rio Grande em sua hora mais amarga
Percival Puggina
Meu amado berço sulino vive sua hora mais amarga sob o múltiplo bombardeio das águas. Num repique da enchente que o vitimou, elas ainda caem enquanto escrevo. Penso no Rio Grande geográfico, com a sedutora Serra Gaúcha e sua riqueza hídrica, nos rios do planalto e da planície ... cobertos de água e lama. Penso no Rio Grande da história e no povo gaúcho. As guerras e revoluções do passado influenciaram muito o tipo humano que agora terá que se haver com as consequências da tragédia.
Subitamente, já no ocaso da minha existência, estou testemunhando a esperança nascer ante a face mais virtuosa desse caráter. A reação da sociedade gaúcha está registrando uma nova epopeia para a história desse povo. E o faz em poucas palavras, mas em tantas imagens quantas a tecnologia hoje permite.
Acionados pelo nobre impulso interior da solidariedade se moveram e se comoveram. Tudo aconteceu tão de repente quanto subiam as águas. Foi como se todos dissessem – “São meus irmãos, é a nossa gente, sitiada e levada pelas águas. Agora é conosco, pessoal!”. Quase se ouvia o zumbido nas redes sociais febricitantes nos grupos de WhatsApp e de toda parte já chegavam os botes à água, os abrigos abriam. Com o que podiam trazer, vinham médicos, enfermeiros, maqueiros, viaturas, motoristas, jipeiros e os preciosos trilheiros. Água potável, lanches, lâmpadas, lanternas! Utilidades chegavam e continuam a chegar, demandando verdadeira multidão de “estivadores” para a faina diuturna de carregar e descarregar pacotes de doações.
Ninguém! Ninguém ali invoca qualquer tipo de identidade racial, sexual, social lá o que seja tão determinante para os ídentitaristas. A mão estendida não tem cor nem conta bancária. Os helicópteros particulares e os óbolos das viúvas são expressão do mesmo amor ao próximo.
A brava gente do Rio Grande há muito tempo não chorava tanto diante das imagens que nos chegam diariamente mostrando que essa solidariedade mobilizou o país inteiro. Ela viaja em abençoados caminhões provenientes de empresas e municípios dos quais, muitas vezes, nunca ouvimos falar. E se mobilizaram por nós! Por nós, distantes! É tão flagrante serem essas cargas puro amor em fardos que os caminhões em comboio partem ao som de canções motivadas por corações felizes, cantadas com vozes embargadas.
Que Deus proteja a todos vocês e os gratifique por tão expressivo bem feito. Está valendo muito, pessoal!
Percival Puggina (79) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.
Comentários:
Rute Silveira - 14/05/2024 16:34:10
O seu texto é um lindo poema de amor ao Rio Grande do Sul. Força, amigos gaúchos. Brava gente brasileira que sabe mostrar o seu valor, sua raça, seu coração, sua força . Ninguém ficará para trás. Orando muito por todos vocês. Contribuindo para amenizar esse sofrimento que vai ter um fim feliz. Confiemos num futuro de superação. Rute Silveira.
Edison Farah - 13/05/2024 23:42:24
Meus amados irmãos gauchos, os mais valentes patrícios desta nossa tão vilipendiada pátria, esta provação terá o dom de despertar o povo para que de vez não haja mais qualquer ilusão de que as instituições brasileiras, TODAS, tenham algo a ver com a pátria. Tornaram-se todas elas, os 3 poderes, um valhacouto, um covil de parasitas, de piratas do Tesouro, escravocratas, que trazem o povo no garrote. Este povo agora vai tomar seu destino, vai reagir , porque acordou. Este será o resultado desta tragédia: "arribar do poder os senhores feudais que desde o golpe da República, com o exercito a serviço do mesmo poder econômico predatório, na época, os fazendeiros escravocratas, agora as empreiteiras e o sistema financeiro, que até hoje domina esta republiqueta, impedindo de o Brasil ter se tornado a Nação que D. Pedro II engendrava." Fé: Está chegando a hora da verdade nesta terra da Santa Cruz!!!
Eloy Severo - 13/05/2024 17:54:27
Muito boa matéria. Nessa hora o que vale é o que somos e não o que temos.
Valterlucio Bessa Campelo - 13/05/2024 16:35:08
Belo texto, mestre. O grande povo gaúcho, experimentado de longa data, sairá desta ainda mais forte e sábio.
Heymann Leite - 13/05/2024 16:19:13
A brava gente gaúcha dá exemplo de patriotismo e solidariedade para todo o Brasil e nos traz a certeza que o brasileiro não depende de um governo, qq que seja sua cor, para sobreviver e cuidar de sua gente! Avante Caramelo!
Decio Antonio Damin - 13/05/2024 13:04:54
Puggina, foste brilhante em teu comentário e, desapegado de paixões políticas, reuniste num frasco só todos os matizes que constituem o heterogêneo povo gaúcho! Parabéns a nós e a todos os brasileiros que estão ajudando desinteressadamente...,!
Danubio Edon Franco - 13/05/2024 12:18:16
Sempre o povo! Não obstante a atuação criminosa de aproveitadores, a resposta do nosso povo é algo gratificante e nos faz acreditar que este país tem jeito. Puggina, meus cumprimentos por registrares, com a maestria de sempre, a bravura e o espírito de solidariedade de nossos irmãs brasileiros.
Maria José - 13/05/2024 10:28:17
Sempre uma palavra que chega ao coração, Percival Puggina.
Gerson Hallam - 13/05/2024 10:27:14
Será que merecíamos tamanho castigo? O celeiro do Pais. Gente que trabalha, muitos de sol a sol. A visível contrariedade e desconforto do Presidente da Republica em ter de vir ao RS, assim como foi a tamanha má vontade de ajudar a Varig quando em situação de extrema dificuldade. Mas que lição da população civil, aguerridos e corajosos não se furtaram de promover sua própria defesa e salvar seus cidadãos. A mídia se aproveitando da tragédia e muitos fazendo palanque dela. Certo é que, teremos que reivindicar o que é nosso, os recursos e a monumental receita em tributos que pagamos ao Governo Federal.
rogerio pocebon - 13/05/2024 09:23:40
de agora em diante muita coisa vi mudar politicagem vai cair como mosca ,naõ servem e nunce serviram para o povo gaucho influenciado pela midia sem vergonha agora acordou,e vai botar o bixo a correr.
O que você procura?
Últimos Artigos
14/05/2024
Os devotos do “deus” Estado
09/05/2024
Conversa reservada sobre sigilo
08/05/2024
Haja narrativa!
06/05/2024
Distopia gaúcha
03/05/2024
Nós e os nossos gulags
Newsletter
Seu E-mail
logo
Um espaço destinado a formar e informar. Aqui defendemos os valores tradicionais, a liberdade, a democracia constitucional e o regime de livre empresa.
- Percival Puggina -
Links
Artigos
Sobre o Percival Puggina
Vídeos
Livros do Autor
Contato
Sites Interessantes
Ao bom combate
Ponto Crítico
Políbio Braga
Portal Tribuna Diária
Dextra – Paulo Moura
PUGGINA.ORG © 2024 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Double One
Nenhum comentário:
Postar um comentário