Postagem em destaque

É MUITA MALDADE ...!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mais perigo a partir da tragédia de Santa Maria... Cibercriminosos usam a dor de parentes de vítimas para subtrair dinheiro através de supostos vídeos, fotos... Cuidado, há maldade circulando na elástica linguagem da Internet


29/01/2013 | 17h01

Cibercriminosos usam tragédia de Santa Maria para aplicar golpes

Golpistas utilizam episódios com grande repercussão nacional para tirar benefício financeiro

Cibercriminosos usam tragédia de Santa Maria para aplicar golpes YouTube/Reprodução
A primeira mensagem com conteúdo malicioso começou a circular na manhã de segunda-feiraFoto: YouTube / Reprodução



Cibercriminosos têm aproveitado a grande comoção em torno do episódio em Santa Maria para aplicar golpes. Os e-mails contêm um link para um suposto vídeo do momento da tragédia, mas que distribui o arquivo "vídeo.zip", um vírus que se instala no computador do usuário e que captura dados confidenciais das vítimas.
A primeira mensagem detectada ocorreu na manhã de segunda-feira, às 9h, e trazia o título "Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul"
Fabio Assolini, analista de malware (códigos maliciosos) de uma empresa de segurança na web, alerta para potenciais ataques também no Facebook e no Twitter.
— Com o vírus, os golpistas roubam a senha de redes sociais e utilizam perfis verdadeiros para tirar vantagens. Por isso fica mais fácil de ser enganado, pois a mensagem vem de um amigo seu — explica.
De acordo com Assolini, é recomendado que os usuários desconfiem e mantenham cautela com links oferecendo supostos vídeos e fotos, em maioria com manchetes sensacionalistas. 
— Também é importante que o usuário busque por notícias nos meio de comunicação de credibilidade e evite clicar nesses links disseminados em redes sociais e e-mails, mesmo que enviados por seus contatos — afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário