sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Um Coach na palma da mão / Projeto educacional

http://aquiacontece.com.br/noticia/2015/08/14/empresa-de-apl-tecnologia-da-informacao-cria-plataforma-educacional
14/08/2015 08:47

Empresa de APL Tecnologia da Informação cria plataforma educacional



A Innovate, empresa atendida pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Tecnologia da Informação, lançará no mercado, no mês de setembro, o Coach, uma plataforma educacional para facilitar o aprendizado na sala de aula. O projeto deve surgir como um grande aliado dos professores e alunos e tem ganhado destaque no cenário alagoano.

Segundo o gerente executivo da Innovate, Bruno Bessa, a ideia surgiu após uma pesquisa para identificar problemas relevantes no contexto educacional na área de tecnologia, que sinalizou problemas como a escassez de metodologias de ensino-aprendizagem diferentes das tradicionais, a carência de engajamento dos participantes nesses ambientes virtuais tradicionais e a ausência de objetivos pedagógicos.

"A partir de então, resolvemos desenvolver um modelo de um ambiente virtual de aprendizagem imersivoapoiado em objetivos pedagógicos, utilizando uma estratégia metodológica de ensino-aprendizagem baseada em problemas, e em um sistema de gamificação com a finalidade de promover motivação, interesse, e autoaprendizagem dos participantes", explica Bruno Bessa.

O Coach possibilita a criação e exploração de ambientes de aprendizagem do futuro. Por meio deespaços mais lúdicos, que provocam uma interação mais intensa e prazerosa para os participantes, a finalidade é promover a motivação dos estudantes e a autoaprendizagem.

"Diferente dos ambientes de aprendizagem e das salas de aulas tradicionais, onde os estudantes ficam em carteiras separadas e possuem poucos recursos para interagir, o Coach aposta num espaço cheio de almofadas, bancos coloridos, alguns brinquedos e dispositivos eletrônicos para estimular a criatividade e a colaboração", relatou o gerente executivo.
APL Tecnologia da Informação
O Arranjo Produtivo Local T.I. faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico do Governo de Alagoas. Atualmente atende a 75 empresas em Maceió, distribuídas nos segmentos de Desenvolvimento de Software, Provedores de Internet, Comércio de Hardware e Serviços de Tecnologia da Informação.

De acordo com o gestor do APL Tecnologia da Informação, Adeilto Lima, há um apoio incondicional às iniciativas que têm surgido dentro do grupo.

"Nós sempre oferecemos suporte aos novos projetos, orientamos a inserção no mercado e realizamos as consultorias necessárias para levar produtos de qualidade para o mercado", destacou gestor.
por Agência Alagoas