Postagem em destaque

MAIS DO MESMO ...

domingo, 4 de dezembro de 2011

Arquitetos, engenheiros, urbanistas e laboratórios de criação produzem soluções de qualidade de vida para o Planeta Terra...

Uma reportagem de VEJA para quem tem sonhos de viver melhor e distribuir qualidade de vida para outros além de nós...


"Um dos fatos definidores do século XX foi a urbanização. O impacto transformador da aglomeração de pessoas em cidades, nos últimos 100 anos, pode ser comparado à revolução no modo de vida dos seres humanos causada pela invenção da agricultura, 10.000 anos atrás. No século passado, o número de habitantes em cidades cresceu 10 vezes, de 250 milhões pessoas para 2,8 bilhões. Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que, em 2008, pela primeira vez na história, a maior parte da humanidade passou a viver no meio urbano. A mudança deve se aprofundar nos próximos anos. A ONU espera que em 2050 a população mundial alcance nove bilhões de pessoas, das quais seis bilhões estarão nas cidades..."



"De carros públicos a apartamentos mutantes, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts está criando projetos inovadores para transformar cidades tradicionais em cidades inteligentes. O site de VEJA visitou seus laboratórios e mostra as ideias que vão melhorar a vida nos centros urbanos..."

"O desafio de acomodar a maior parte da população em espaços urbanos está colocando arquitetos, urbanistas e engenheiros de volta às mesas de projeto. Eles estão reinventando a distribuição urbana, os sistemas de transporte e o que, no futuro, chamaremos de lar..."
"...VEJA visitou laboratórios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), um dos mais importantes centros de pesquisa e inovação do mundo, para descobrir o que os maiores especialistas da área estão desenvolvendo para o futuro das cidades..." 

"O fim dos congestionamentos — Cidades inteligentes não param. Por essa razão, o planejamento de trânsito é uma das principais preocupações do Media Lab, um dos maiores laboratórios do MIT. Congestionamentos causam prejuízos gigantescos em cidades como São Paulo, que desperdiça bilhões de reais em tempo e produtividade perdidos, além de reduzir a qualidade de vida das pessoas que podem passar mais de 10% de seu dia parados no trânsito. "Um dos nossos objetivos é criar cidades transitáveis", afirma Kent Larson, diretor do grupo Changing Places, o braço de arquitetura e planejamento do Media Lab...."

Nenhum comentário:

Postar um comentário