Você está aqui

Brasil encerra participação nos Jogos Mundiais Militares em segundo lugar

  • 11/10/2015 12h41
  • Brasília
Da Agência Brasil*
Brasil termina em segundo lugar nos Jogos Militares
Brasil termina em segundo lugar nos Jogos Mundiais Militares, na CoreiaJohnson Barros/Ministério da Defesa
Após dez dias de disputas em quadras, piscinas e pistas de ciclismo, entre outros, o Brasil encerrou sua participação na 6ª edição dos Jogos Mundiais Militares em segundo lugar no quadro geral. Foram, ao todo, 84 medalhas – 34 de ouro, 26 de prata e 24 de bronze. O país perdeu apenas para a Rússia, que levou 135 medalhas. Apesar de suas 98 medalhas, a China terminou em terceiro lugar no quadro geral porque obteve 32 de ouro – duas a menos que o Brasil.
Para o chefe da delegação brasileira e diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, brigadeiro Carlos Augusto Amaral, o resultado faz com que o Brasil se consolide como potência nesse tipo de evento. “A competição aqui envolvia uma série de dificuldades para a obtenção de bons resultados, como a distância do Brasil, a adaptação ao fuso horário, os locais de competição distantes das vilas de hospedagem dos atletas, e eles assim mesmo apareceram, demonstrando o elevado grau de treinamento e motivação.”
Para Amaral, o desempenho dos atletas militares brasileiros superou as expectativas, uma vez que o objetivo fixado pelo Ministério da Defesa era estar entre os cinco primeiros colocados no quadro geral de medalhas. “Algumas modalidades superaram a previsão feita por nós e outras tiveram um desempenho um pouco abaixo do esperado. Vamos agora analisar os resultados para corrigir o que for necessário para melhorar o desempenho.”
Ainda de acordo com o brigadeiro, a pasta tem como meta inserir pelo menos 100 atletas militares na delegação brasileira que vai participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016, visando à obtenção de pelo menos dez medalhas. Também é preciso, segundo ele, fortalecer a parceria com o Ministério do Esporte, com vistas à disponibilização de recursos para apoio ao programa de treinamento de equipes.
“É inegável a contribuição para o esporte em geral do Brasil, em especial o ciclo olímpico Rio 2016, como ilustram os resultados obtidos nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, onde integramos a delegação brasileira com 123 atletas e obtivemos 48% das medalhas conquistadas pelo Brasil na competição”, concluiu.
*Com informações do Ministério da Defesa
Edição: Nádia Franco