terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Notícias horrorosas de Brasília... // coluna de Cláudio Humberto

08 DE FEVEREIRO DE 2016




DELAÇÃO DA ANDRADE COMPROMETE LULA E DILMA

A decisão do juiz Sérgio Moro, de conceder prisão domiciliar aos dois executivos da Andrade Gutierrez, surpreendeu a Procuradoria-Geral da República, que há pelo menos um mês examina o possível acordo de delação deles. Fontes ligadas à investigação dizem que as delações de Otávio Marques de Azevedo, ex-presidente, e Elton Negrão, ex-diretor da empreiteira, comprometem Lula e a presidente Dilma.

PARCERIA PERIGOSA
Tanto quanto a Odebrecht, a mineira Andrade Gutierrez foi parceira dos governos petistas de Lula e Dilma, inclusive no financiamento eleitoral.

NITROGLICERINA PURA
As revelações prometidas pelos executivos da Andrade Gutierrez são tão importantes que Moro os liberou antes de homologada a delação.

BOMBA, BOMBA!
A expectativa, na Lava Jato, é que a delação de Otávio Azevedo será tão bombástica quanto seria a eventual delação de Marcelo Odebrecht.

A CASA VAI CAIR
Otávio Marques de Azevedo promete contar tudo sobre a corrupção dos governos Lula e Dilma, no petrolão e na usina nuclear de Angra 3.

‘EMENDA GLOBO’ EM MP PENALIZA EMPRESAS

A Receita Federal tenta incluir na medida provisória nº 649 a “emenda Rede Globo”, que penaliza empresas optantes do lucro presumido para declarar imposto de renda. A intenção é dobrar a alíquota para 30% se houver lucro maior que o presumido. O objetivo, segundo senadores governistas, seria penalizar jornalistas, inclusive da Globo, que trocam carteira assinada por contrato de pessoa jurídica para prestar serviços.

PRÁTICA COMUM

“Pessoa jurídica” substituindo carteira assinada é prática cada vez mais comum na prestação de quaisquer serviços, inclusive de comunicação.

SÓCIO NO SUCESSO
Além do que já recolhe, o governo parasita quer 15% do lucro adicional ao presumido. Mas não reduz imposto com lucro menor que o previsto.

GOELA ABERTA

Podem fazer a opção pelo lucro presumido, para recolhimento de imposto de renda, as empresas que faturam até R$ 78 milhões ao ano.

DILMA É QUEM LEGISLA

Com doze medidas provisórias editadas em 2015 pendentes de votação, Dilma editou três novas em janeiro deste ano. O Congresso não parece disposto a votar as propostas de aumento de imposto.

SÓ DEPOIS DO CARNAVAL

Apesar do vexame internacional do Brasil por causa do zika, incluindo sonegação de material genético a laboratórios do exterior, Dilma só vai reunir os ministros para tratar o assunto no próximo sábado (13).

LÍDER GOVERNISTA

O Ministério Público Federal investiga o repasse de dinheiro do governo Dilma a João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Sem-Terra, sem licitação. A boquinha foi revelada nesta coluna.
ESQUECERAM DE MIM

Delcídio do Amaral (PT-MS), o ex-líder do governo Dilma preso, está cada vez mais abatido, e se queixa de que nenhum senador foi vê-lo na cadeia. Jura que voltará ao Senado e defenderá seu mandato.

A FALTA QUE ELE FAZ

O falecido ex-governador faz falta ao PSB de Pernambuco, que paga um preço elevado pela inexperiência dos “herdeiros”. Pensam que são Eduardo Campos reencarnados, mas não lhe amarrariam as chuteiras.

ECONOMIA DEFINE

A avaliação do governo e da oposição em relação ao impeachment de Dilma é o mesmo: será a economia o fiel da balança no processo. “Deixou de ser processo político há muito tempo”, disse um deputado.

BLOCÃO REPAGINADO

Estão adiantadas as conversas para a reunificação de um repaginado blocão (PMDB, PP, PTB, PSC, PHS e PEN). Os governistas Dudu da Fonte (PP-PE) e Leonardo Picciani (PMDB-RJ) tentam melar isso.

NO TRANCO

A presidente Dilma passou a defender publicamente o ex-presidente Lula, enrolado no sítio de Atibaia e no tríplex do Guarujá, somente após receber um “pedala” da cúpula do PT.

PENSANDO BEM...

“Triplo X”, filme com Vin Diesel, indica que os petistas têm talento para o cinema. Vem aí “Missão Impossível: a defesa de Lula”, estrelado por Dilma.