Postagem em destaque

PREVISÕES ...

A intervenção divina para retirar Israel do jugo do Faraó significava retirar do Egito José e Maria; significava retirar do Egito o próprio ...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Eleições da Venezuela têm participação incomum e grande expectativa da oposição para enfrentar Hugo Chávez...


ELEIÇÕES PRIMÁRIAS DA OPOSIÇÃO NA VENEZUELA ALCANÇAM EXCEPCIONAL PARTICIPAÇÃO E APONTARÃO QUEM ENFRENTARÁ CHÁVEZ NO PLEITO DE OUTUBRO DESTE ANO


Caracas: longas filas de eleitores esperando para votar nas primárias
A oposição venezuelana consegue um feito e tanto que são as eleições primárias que realiza neste domingo em todo o país e também no exterior. A oposição que sempre esteve dividida, com isto facilitando sucessivas reeleições do caudilho Hugo Chávez, desta vez deverá competir com apenas um candidato que expressará todo o cojunto de partidos oposicionistas. 
O que ocorre hojer na Venezuela é um fato histórico de toda a América Latina. Esse sistema de união das oposições venezuelanas vem sendo alinhavado a um bom tempo, desde que os partidos acordaram em criar a denominada Mesa de Unidade Democrática (MUD) que administra estas eleições primárias.
O vídeo acima é de uma entrevista com o presidente da MUD, Ramón Guillermo Aveledo, que expressa otimismo com relação ao processo de votação. Hoje à noite pelo menos uns 90% dos votos deverão estar computados indicando quem será o candidato oposicinistas que concorrerá às eleições presidenciais marcadas para 7 de outubro deste ano.
Em que pese o otimismo oposicionista, o fato é que o clima político venezuelano é de muita incerteza. Uma delas é o real estado de saúde de Chávez, que convalesce de tratamento de câncer e não se sabe até hoje qual órgão de seu corpo foi afetado pela moléstia. Isto tem alimentado rumores de que o câncer é apenas um esquema de marketing eleitoreiro. Por outro lado, cresce a desconfiança a respeito da lisura do pleito ocorrerá em 7 de outubro de 2012. Circula um vídeo que põe em xeque o sistema eleitoral montado pelo governo de Chávez que estaría, argumentam especialistas, suscetível de fraude em grande escala, conforme se pode ver AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário