http://oglobo.globo.com/blogs/lafora/posts/2011/12/28/lobby-para-derrubar-visto-423683.asp
Uma extensa reportagem, com chamada na primeira página do "New York Times" de hoje mostra como os brasileiros estão sendo cortejados pelo comércio americano, especialmente na Flórida (leia a íntegra em http://www.nytimes.com/2011/12/28/us/miami-courts-free-spending-brazilians.html?_r=1&ref=todayspaper). O "NYT" relata o fortalecimento do lobby a favor da eliminação da exigência de visto para a entrada de brasileiros nos EUA, que já são o grupo de turistas estrangeiros que mais gastam dinheiro ao visitar o país, US$ 5,9 bilhões em 2010, mais que franceses, britânicos e alemães. Cada brasileiro gasta, em média, US$ 4.940 durante sua estada nas EUA. Só chineses e indianos gastam mais, per capita, mas os números de visitantes daqueles países são muito menores. A reportagem do "NYT" tem foco em Miami e no sul da Flórida, onde os brasileiros estão comprando não apenas roupas e bolsas, mas apartamentos, casas e carros. Lobistas americanos, ligados aos setores do comércio e imobiliários, estão pressionando o Congresso para facilitar a entrada dos brasileiros, alegando que o país está perdendo a concorrência com a Europa, onde não há exigência de visto. A abolição do visto pode demorar a sair, mas enquanto isso, a pressão começa a surtir resultado. O Departamento de Estado decidiu aumentar o número de funcionários consulares para reduzir o tempo de espera pelo visto, que em média é de 50 dias. Em 2011, 820 mil brasileiros pediram visto para entrar nos EUA. Segundo o Consulado dos EUA no Rio, 95% dos pedidos são aceitos. Mas a demora ainda é grande e, como há apenas quatro representações consulares dos EUA no Brasil, milhares de pessoas são forçadas a viajar para outro estado para a entrevista que precede a emissão do visto. Um programa piloto para o uso de videoconferências está sendo testado pelo governo americano.
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