Em decisão, Fux fala em "inelegibilidade chapada" de Lula
7

Bernardo Barbosa
Do UOL, em São Paulo
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
    2.abr.2018 - Ex-presidente Lula durante evento no Rio
    2.abr.2018 - Ex-presidente Lula durante evento no Rio
O ministro Luiz Fux, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que a inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é "chapada", ou seja, evidente.
A expressão do ministro está em decisão tomada na terça-feira (31) e publicada nesta quarta (1º) em resposta a um pedido feito pelo advogado Manoel Pereira Machado Neto para declarar o petista inelegível desde já.
Apesar de expressar sua opinião no despacho, Fux -- que já declarou em outros momentos ser contrário à candidatura de políticos ficha suja -- determinou a extinção do processo, uma vez que Machado Neto, como cidadão comum, não teria legitimidade para pedir a inelegibilidade. Pedidos como esse são feitos, em geral, por outros candidatos, partidos, coligações ou pelo Ministério Público.
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O presidente do TSE, Luiz Fux
"Não obstante vislumbrar a inelegibilidade chapada do requerido [Lula], o vício processual apontado impõe a extinção do processo", escreveu Fux.
No pedido apresentado ao TSE, Machado Neto disse que a inelegibilidade de Lula é "notória" e pediu-a com base na Lei da Ficha Limpa. Para o advogado, a eventual candidatura do petista traria "prejuízos sociais e econômicos ao país". Com isso, quis que o TSE impedisse antecipadamente o registro de candidatura do ex-presidente. 
Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, Lula está, em tese, inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. A legislação prevê que uma pessoa condenada em segunda instância por diversos crimes, entre eles corrupção e lavagem de dinheiro, não pode disputar eleições.
Mesmo assim, o PT afirma que vai registrar o ex-presidente como seu candidato nas eleições deste ano, o que pode ser feito entre os dias 5 e 15 de agosto. A legalidade da candidatura dependerá de análise da Justiça Eleitoral.
Preso desde abril, Lula lidera as principais pesquisas de intenção de voto nos cenários em que seu nome é apresentado aos entrevistados. Sem Lula, o líder é o deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL. 
Avatar do usuário
  • TODOS
  • MAIS CURTIDOS
  • ESCOLHA DO EDITOR
  1. Avatar de Lucsz8

    Lucsz8

    17 minutos atrás
    A Inelegibilidade de LULA é a coisa mais "ÓBVIA" da face da Terra!!!!!!!
  2. Avatar de evaristo.barbosa

    evaristo.barbosa

    15 minutos atrás
    Porque o Lula não vai ajudar o Maduro na Venezuela
  3. Avatar de diganãoagrobo

    diganãoagrobo

    16 minutos atrás
    o ministro peruca beija pé da Adriana Ancelmo só cumpre ordens da família Marinho que pauta o judiciário
  4. Avatar de rpcf63

    rpcf63

    16 minutos atrás
    Não sou favorável à candidatura do Lulla , mas em se tratando do FUX , bom mesmo foi pagar um bruta jantar para os membros do judiciário e indicar sua filha como DESEMBARGADORA .... logo na sequência , à frente de uma bancada de ' julgadores ' que fizeram perguntas para 1º anistas , ela foi aprovada ! parabéns Fux e para sua ' brilhante ' filha ! Parabéns , Esse é o Brasil que eu Quero ! . Vá se lascar !
  5. Avatar de Visitante

    Visitante

    9 minutos atrás
    Tem que ser transferido para cumprir pena numa penitenciária, aí ele fica esperto.
  6. Avatar de Caca357

    Caca357

    11 minutos atrás
    Será que após as eleições (seja quem for o eleito) o portal LOL -Lula On Line- vai parar de publicar a foto deste meliante diariamente?
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
Leia os termos de uso
logo

UOL Cursos Online

Todos os cursos