Postagem em destaque

Lições de VIKTOR ORBÁN

O primeiro-ministro húngaro é modelo de conservador e combatente franco contra as ditaduras

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ondas para surfista nenhum botar defeito... No Rio

O mar dos sonhos de qualquer surfista



Ressaca leva para as praias cariocas até ‘caçadores’ de ondas grandes, como Carlos Burle, que diz ter pegado uma de quatro metros

Publicado:
Atualizado:

Surfistas aproveitam o mar no ponto conhecido como laje do Sheraton, na Praia do Vidigal: segundo Carlos Burle, as ondas chegaram a quatro metros de altura em São Conrado, onde ele praticou “tow-in”
Foto: Marcelo Piu / O Globo
Surfistas aproveitam o mar no ponto conhecido como laje do Sheraton, na Praia do Vidigal: segundo Carlos Burle, as ondas chegaram a quatro metros de altura em São Conrado, onde ele praticou “tow-in”MARCELO PIU / O GLOBO
RIO - A ressaca que chegou no fim de semana ao Rio fez a festa neste domingo dos surfistas no litoral carioca. Um deles foi Carlos Burle, mundialmente conhecido por “caçar” ondas gigantes pelo mundo. Apesar de o Climatempo dizer que as ondulações ficaram entre 2,5 e três metros, Burle afirmou que foram ainda maiores: quatro metros em São Conrado. Ali, acompanhado de Felipe Cesarano, o Gordo, ele praticou a modalidade “tow-in”, em que o surfista é levado até a crista da onda com a ajuda de um jet-ski e o apoio de uma equipe de resgate formada por salva-vidas.
Campeão Mundial de Ondas Gigantes em 2009 e 2010, Burle já surfou em diferentes lugares, como Havaí e Califórnia, onde pegou sua maior onda, com 22 metros de altura.
— Esperávamos uma onda ainda maior, de seis metros, mas a que pegamos não acontece normalmente aqui. Tomara que aconteçam mais frente frias para pegarmos outras ondas gigantes no Rio — disse ele.
A ressaca foi causada por uma frente fria que passou pelo continente e deixou um sistema de alta pressão, com ventos moderados em direção sul e sudeste, de encontro à costa fluminense, segundo o Climatempo. No sábado, a cidade já havia registrado a tarde mais fria do ano, com mínima de 16,8 graus no Alto da Boa Vista e máxima de 21,5 na Saúde (valor que é considerado nesse caso). Neste domingo, a mínima foi de 16 graus (no Alto) e a máxima de 24,9 (Saúde). A previsão para esta segunda-feira é de tempo bom, com sol e sem chuva, com mínima de 17 graus e máxima de 29.
Na noite de sábado, o rebocador que havia naufragado de manhã na Baía de Guanabara, devido às fortes ondas, foi içado. À tarde, a outra embarcação que fora a pique na Baía, um empurrador, também já tinha sido resgatada. Nos dois naufrágios, não houve vítimas. De acordo com o Inea, não ocorreu vazamento de óleo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário