As taxas médias de juros das operações de crédito ficaram menores em abril, segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac) nesta quarta-feira. De acordo com os dados, a média geral para pessoa física apresentou redução de 0,08 ponto percentual, para 6,25% ao mês (106,99% ao ano). Esta foi a terceira redução mensal consecutiva, colocando a média ao menor nível desde 1995.
Das seis linhas de crédito pesquisadas, somente a linha de crédito do cartão rotativo manteve inalterada a taxa de juros. Para as pessoas jurídicas, todas as três linhas de crédito pesquisadas apresentaram redução no mês. A taxa de juros média geral para pessoa jurídica caiu para 3,63% ao mês (53,40% ao ano). Nos últimos 12 meses a redução foi de 1,25 pp.
Segundo a Anefac, a queda da taxa básica de juros (Selic), que baixou para 9% ao ano em abril, e a maior competição no sistema financeiro após o Banco do Brasil e a Caixa promoverem reduções em suas taxas de juros são os principais responsáveis pela queda nas taxas de juros de operações de crédito. A pesquisa aponta que as taxas de juros devem voltar a ser reduzidas nos próximos meses devido as prováveis reduções da Selic, conforme sinalizou o Banco Central.
Confira as taxas médias (ao mês) apuradas pela Anefac:
Pessoa físicaJuros do comércio - 4,77%
Cartão de crédito - 10,69%
Cheque especial - 8,28%
CDC (bancos) - 1,94%
Empréstimo pessoal (bancos) - 3,69%
Empréstimo pessoal (financeira) - 8,14%
Pessoa jurídica
Capital de giro - 2,16%
Desconto de duplicatas - 2,68%
Conta garantida - cheque especial - 6,05%
Nenhum comentário:
Postar um comentário