O novo Ford Focus elétrico
Ford está se preparando para uma era em que escolher se um novo carro funcionará a gasolina, eletricidade ou ambos será tão comum quanto escolher a cor.
Todos os modelos futuros da montadora serão projetados para que possam ser produzidos com motores a gasolina, elétricos ou híbridos – estratégia incorporada pelo novo Ford Focus Electric, disponibilizado para os primeiros testes da imprensa neste mês. Enquanto GM e Nissan criaram seus primeiros carros elétricos de produção em massa a partir do zero, a Ford está basicamente usando um projeto de 2010 – com as entranhas de gasolina trocadas pelas elétricas.
Isso tornou a experiência um pouco decepcionante: visto de fora, o carro parece familiar (a menos que você esteja procurando pelo escapamento). Visto de dentro, porém, no assento do motorista, o Focus Electric é característico. Considerei-o bem adequado ao trânsito de São Francisco, um jogo que recompensa aqueles que conseguem trocar rapidamente de faixa e entrar em lacunas que abrem e fecham num piscar de olhos. A pronta resposta do motor elétrico ao pisar no acelerador era de grande ajuda; e algo bastante diferente, devido ao quase silêncio – que também me permitia ouvir mais do que estava acontecendo ao meu redor.
O zumbido do Focus Electric é algo que os carros totalmente elétricos podem oferecer. Motores elétricos podem proporcionar seu torque total instantaneamente, a qualquer velocidade, enquanto carros a gasolina precisam acelerar seus motores antes de entregar às rodas o torque adicional.
"Na realidade, tivemos de controlar o torque para torná-lo menos imediato, mais humano", Kevin Layden, diretor de programas de eletrificação e engenharia da Ford, me disse após o teste. Segundo pesquisas da Ford, os motoristas consideram uma condução responsiva quando há defasagem de cerca de 200 milissegundos (ou menos) entre a pressão no acelerador e o salto no torque, explicou Layden. O Focus foi ajustado para ter menos de 200 milissegundos.
O Focus Electric estará disponível nos próximos meses na Califórnia, New Jersey e Nova York, e num total de 19 estados americanos até o final de 2012. O preço de tabela, antes de descontos fiscais ou adaptações locais, será de US$ 39.200.
No entanto, as perguntas mais importantes sobre veículos elétricos não podem ser respondidas por um test drive ou uma olhada no preço. A Ford – como outras montadoras antes dela – enfrenta o desafio de convencer as pessoas de que um carro capaz de rodar 123 quilômetros numa única carga (levemente melhor do que os 117 quilômetros de seu concorrente mais próximo, o Nissan Leaf) pode suprir suas necessidades de direção, e que o carro vale seu custo mais elevado.
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