Postagem em destaque

Uma crônica que tem perdão, indulto, desafio, crítica, poder...

sábado, 30 de junho de 2012

Eurocopa aponta o campeão amanhã... Entenda os sentimentos dos italianos

http://desporto.publico.pt/Euro2012/noticia/italianos-elogiam-espanha-mas-assumem-potencial-para-vencer-1552791

DescriçãoFoto: Uefa/AFP
FINAL

Contra a Espanha, Prandelli diz ter Pirlo, o virtuoso

O seleccionador da Itália, Cesare Prandelli, classificou este sábado a Espanha como a “melhor equipa do Mundo”, revelou apreciar “muitíssimo o seu futebol moderno” e admitiu que será “muito difícil” vencê-la domingo, na final do Euro2012.

“Espanha é a melhor equipa do mundo. Tem-no demonstrado nos últimos anos. É uma equipa sempre fiel à sua filosofia futebolística. Acho que a sua força não é apenas a posse de bola, mas também a forma como a recupera. Tentam sempre fazê-lo no campo contrário, pelo que devemos jogar muito bem e esperar pelos momentos oportunos”, resumiu.

Apesar dos elogios ao adversário, o técnico transalpino afiança que a sua equipa tem “qualidade para jogar bem e ganhar”, frente a um rival “com um nível muito alto”.

“Queremos fechar espaços e recuperar o máximo de bolas. Isso dependerá do nível a que jogue a Espanha. O nosso meio-campo também tem muita qualidade. Podemos correr, pressionar e controlar a bola. Temos um dos melhores futebolistas, Pirlo. Queremos jogar com as nossas virtudes”, acrescentou.

Pradelli desvalorizou a questão do ponta-de-lança da Espanha (com o “falso 9” Cesc Fabregas em campo ou com Fernando Torres, Álvaro Negredo ou Fernando Llorente em cunha no ataque), pois, afiança, “mesmo que joguem sem avançado fixo, conseguem ser sempre perigosos na frente”.

Autor de dois golos no 2-1 frente à Alemanha, o controverso Balotelli garantiu à “squadra azzurra” a presença na final: “Encontrou um balneário com jogadores de nível máximo, que foram campeões, e ouviu o que lhe disseram pessoas com experiência. Isso foi o mais importante. Melhorou imenso desde o jogo com a Croácia. Sempre pensámos que é um excelente avançado”.

O técnico revelou ainda que vai ler aos seus futebolistas as “palavras fantásticas” que o presidente da república italiana, Giorgio Napolitano, enviou à equipa, numa mensagem que fala de “espírito, equipa, determinação e generosidade”.
“É uma mensagem para nós e para o país. Espero que cumpramos com o desafio”, concluiu.

Por seu lado, o “capitão” Gianluigi Buffon diz que a Itália “tem sido a surpresa do torneio” e manifestou a esperança de que “continue a sê-lo na final”, frente à que considera “a melhor equipa do mundo”.

“São os mais fortes do mundo, mas vamos começar o jogo 0-0. O melhor deveria ganhar. Talvez a Espanha tenha mais oportunidades, é a favorita. Mas, a Itália é a surpresa do torneio e esperamos continuar a sê-lo”, vincou o guarda-redes campeão do mundo em 2006.

Os transalpinos chegaram ao Euro 2012 pressionados, após novo escândalo de resultados combinados no campeonato: “Temos muito respeito, responsabilidade e amor pela camisola da selecção. E isso vai mais além do que os rumores. Temos a oportunidade de demonstrar que o nosso país é grande”.

A terminar, Buffon disse ainda que “as emoções são muito semelhantes às da final do Mundial 2006, bem como a confiança no triunfo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário