OS 8 A 0 E A MARCA SANTOS
AS CONSEQUÊNCIAS DA DERROTA PARA O BARCELONA NO TIME DA VILA BELMIRO
Os santistas ainda estão digerindo a derrota por 8 a 0 para o Barcelona na última sexta-feira (02/08) em pleno Camp Nou. Mas, deixando de lado gozações de adversários e cobrança de torcedores, quanto os oito gols sofridos pesarão sobre a marca Santos?
Não há uma única resposta para essa pergunta, até porque, o valor de marca não é algo tangível, facilmente mensurado em cifras. Mas há divergências em relação às consequências para o clube da derrota como aconteceu. De um lado estão os que acreditam que há um prejuízo, sim, para o time. De outro, os que consideram o Santos muito maior que a derrota pontual, ainda que por um placar elástico.
Para Eduardo Rezende, vice-presidente da BSB, empresa focada em gestão de negócios do esporte, um clube com um passado glorioso como Santos não é afetado por uma derrota. Pelo contrário. “Clubes que passam por situações difíceis, em geral se recuperam e voltam mais fortes. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o Corinthians, quando foi eliminado da Libertadores pelo Tolima”, diz.
SAIBA MAIS
Já Rodrigo Fortuna, diretor executivo e de marketing da Sociedade Brasileira de Marketing Esportivo, enxerga estragos na marca do time, especialmente no exterior. “Internacionalmente, a história do Santos foi manchada”. E a mancha respinga sobre todo futebol brasileiro. Como o campeonato do país não é transmitido em outros países, há poucas referências lá fora sobre os times daqui. “As pessoas podem se perguntar o que o Neymar estava fazendo nesse time que perdeu de 8 a 0 para o Barcelona”, afirma.
Apesar da perda de prestígio lá fora, Fortuna acredita que no mercado brasileiro a marca do time da Vila Belmiro conseguirá se recuperar mais facilmente. Segundo ele, internamente, o valor da equipe tem mais a ver com a regularidade nas partidas do campeonato brasileiro. Basta uma boa vitória para a torcida esquecer o que aconteceu em Barcelona. “Ganhar bem do Corinthians na quarta-feira seria muito bom para a marca Santos”, diz.
Com ou sem prejuízo para a marca, o fato é que a estratégia santista (dentro e fora de campo) para a partida no Camp Nou não deu certo. Para Rezende, o problema talvez tenha sido o momento em que o jogo foi marcado, já que o time do Santos passa por uma reformulação após a saída de Neymar. “A partida foi subdimensionada. O Barcelona é praticamente a seleção da Espanha com o Messi e, agora, também com Neymar”, diz o vice-presidente da BSB. Ele completa: “Talvez tenha sido criada uma atmosfera muito otimista em relação à partida e a parte técnica foi esquecida. Com a alta expectativa, o tombo foi grande”.
Fortuna concorda que o momento pode não ter sido o melhor para o Santos e acha que agora o time deve cuidar para não acumular resultados negativos e prejudicar sua marca também no Brasil. “O marketing esportivo depende muito da paixão e se o time entrar numa sequência de derrotas, pode afastar os torcedores do estádio”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário