Postagem em destaque

Como se constroi PAS DE VENTO.ii

Desejo que você goste deste vídeo! https://k.kwai.com/p/HSmCxRyc Aprecie!

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Carta de `Palocci vai dar muita confusão no PT

Edição do dia 26/09/2017
26/09/2017 21h29 - Atualizado em 26/09/2017 21h29

Palocci envia carta ao PT com duras críticas e pedido de desfiliação


Ex-ministro relata ‘choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política’.
Dilma provocou, segundo Palocci, a destruição das conquistas alcançadas.

O ex-ministro Antonio Palocci, que já estava suspenso provisoriamente do PT, enviou nesta terça-feira (26) uma carta de desfiliação ao partido. No documento, ele reafirma acusações ao ex-presidente Lula de ter recebido propina e pergunta se o PT é um partido ou uma seita guiada por uma pretensa divindade.
Antonio Palocci está preso há exatamente um ano. Na carta em que pede para deixar o partido que ajudou a fundar, o ex-ministro afirma: “Decidi colaborar com a Justiça, por acreditar ser este o caminho mais correto a seguir. Defendo o mesmo caminho para o PT.”
Na carta, o ex-ministro reafirmou o que disse no depoimento que prestou ao juiz Sérgio Moro no início de setembro. Palocci relatou ao juiz propinas ao PT e ao ex-presidente Lula.
Na carta Palocci afirma: “São situações que presenciei, acompanhei ou coordenei, normalmente junto ou a pedido do ex-presidente Lula. Tenho certeza que, cedo ou tarde, o próprio Lula irá confirmar tudo isso, como chegou a fazer no ‘mensalão’, quando, numa importante entrevista concedida na França, esclareceu que as eleições do Brasil eram todas realizadas sob a égide do caixa dois, e que era assim com todos os partidos.”
Palocci continua: “Não posso deixar de registrar a evolução e o acúmulo de eventos de corrupção em nossos governos e, principalmente, a partir do segundo governo Lula.”
“Sei dos erros e ilegalidades que cometi e assumo minhas responsabilidades. Mas não posso deixar de destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo. Com o pleno emprego conquistado, com a aprovação do governo a níveis recordes, com o advento da riqueza (e da maldição) do pré-sal, com a Copa do Mundo, com as Olimpíadas, ‘o cara’, nas palavras de Barack Obama, dissociou-se definitivamente do menino retirante para navegar no terreno pantanoso do sucesso sem crítica, do ‘tudo pode’, do poder sem limites, onde a corrupção, os desvios, as disfunções que se acumulam são apenas detalhes”, escreveu.
Palocci também criticou a opção de Lula por fazer Dilma sua sucessora, provocando, segundo o ex-ministro, a destruição das conquistas alcançadas: “Nada importava, nem mesmo o erro de eleger e reeleger um mau governo, que redobrou as apostas erradas, destruindo, uma a uma, cada conquista social e cada um dos avanços econômicos tão custosamente alcançados, sobrando poucas boas lembranças e desnudando toda uma rede de sustentação corrupta e alheia aos interesses do cidadão.”
Segundo Palocci, foi Lula quem encomendou a propina do projeto de sondas a serem usadas na exploração de petróleo do pré-sal. Na carta, ele citou a ex-presidente Dilma e o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli: “Um dia, Dilma e Gabrielli dirão a perplexidade que tomou conta de nós após a fatídica reunião na biblioteca do Alvorada, onde Lula encomendou as sondas e as propinas.”
Na carta, Palocci se queixou do PT, partido que ajudou a fundar e a chegar à Presidência da República. Questionou a defesa que o partido faz de Lula.
“Agora que resolvo mudar minha linha de defesa e falar a verdade, me vejo diante de um tribunal inquisitorial dentro do próprio PT. Qual o critério do partido? Processos em andamento? Condenações proferidas? Se é este o critério, o processo de expulsão não deveria recair apenas contra mim. Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do ‘homem mais honesto do país’, enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do instituto (!!) são atribuídos à dona Marisa? Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”
No final da carta, Palocci diz que não guarda ressentimentos ou rancores: “Aceitarei qualquer penalidade aprovada. Mas ressalto que não posso fazê-lo neste momento e neste formato proposto pelo partido onde quem fala a verdade é punido e os erros e ilegalidades são varridos para debaixo do tapete. Ofereço a minha desfiliação, e o faço sem qualquer ressentimento ou rancores.”
O que dizem os citados
O ex-presidente Lula declarou que Palocci inventa acusações sem provas para obter um acordo de delação premiada. A defesa do ex-presidente afirmou, ainda, que o depoimento prestado por Palocci à Justiça, no começo de setembro, é repleto de contradições com relação ao depoimento que o ex-ministro já tinha prestado em maio deste ano e que a carta divulgada nesta terça-feira segue na mesma direção.
O PT divulgou uma nota em que afirma que a carta de Palocci se destina aos procuradores da Lava Jato, oferecendo mentiras em troca de benefícios penais e financeiros. A nota também afirma que o ex-ministro demonstra fraqueza de caráter, ao se referir de forma desrespeitosa e caluniosa a Lula, para agradar seus inquisidores.
A assessoria de imprensa da ex-presidente Dilma Rousseff reafirmou que Antonio Palocci mente.
Nós não conseguimos contato com Sergio Gabrielli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário