Postagem em destaque

Uma crônica que tem perdão, indulto, desafio, crítica, poder...

sábado, 28 de janeiro de 2012

Asteroide do tamanho de um ônibus passou "raspando" a Terra...


Asteroide do tamanho de um ônibus passa 'raspando' a Terra e pega astrônomos de surpresa

Astro com 11 metros de largura passou a 59.000 quilômetros da Terra


Um asteroide do tamanho de um ônibus - 11 metros de largura - passou 'raspando' pela Terra nesta sexta-feira, de acordo com cientistas da Nasa, a agência espacial americana. Denominado 2012 BX34, o astro passou a 59.044 quilômetros do planeta às 11h30 (horário de Brasília). De acordo com os astrônomos da Nasa, o asteroide não representou nenhum perigo para a Terra: caso tivesse entrado em rota de colisão com a Terra, o corpo celeste teria se desintegrado antes de atingir o solo.
O evento chamou atenção pela proximidade com o planeta. Se a distância entre a Terra e a Lua fosse de apenas um metro, o asteroide teria passado a 17 centímetros daqui. A distância média entre a Terra e o satélite natural é de 386.000 quilômetros. Como o 2012 BX34 é muito pequeno, ele também é difícil de ser detectado, o que explica ter chegado tão perto sem ser 'visto' pelos astrônomos até a última hora.
Para que um asteroide faça um estrago devastador nas imediações da cratera de impacto ele precisaria ter, pelo menos, 140 metros de largura. Para uma catástrofe global seria necessário um astro do tamanho de uma montanha. Em setembro de 2011, a Nasa anunciou que havia identificado 90% dos asteroides desse tipo.
Asteróide do tamanho de um ônibus roça a Terra
WASHINTGON — Um asteróide do tamanho aproximado de um ônibus roçou a Terra nesta sexta-feira como previsto, sendo um dos objetos espaciais a ficar mais perto de nosso planeta.
O asteróide, chamado 2012 BX34 e que mede de seis a 19 metros de diâmetro não era conhecido até que foi distinguido por um telescópio no Arizona na quarta-feira, disse Gareth Williams, diretor-adjunto da base americana Minor Planet Center que rastreia objetos espaciais.
O objeto passou a cerca de 60.000 km da Terra na sexta-feira por volta das 15h00 GMT (13h00 de Brasília). "Passou muito perto. É um dos 20 objetos espaciais observados que estiveram mais perto da Terra", disse Williams à AFP.
A Nasa anunciou no Twitter na quinta-feira que o asteróide "passaria sem perigo pela Terra em 27 de janeiro".
Williams explicou que como o asteróide era muito pequeno, só pôde ser detectado quando estava perto da Terra e que, apesar de ter sido uma surpresa, não foi nada fora do comum.
"Passou a um sexto da distância da Lua", disse.
"No último ano, detectamos 30 objetos que foram observados na órbita da Lua".

Nenhum comentário:

Postar um comentário