Hyundai abre venda do HB20 e divide lojas para nacionais e
importados
Hatch feito em SP será rival de Volkswagen Gol e Fiat Palio.
Há 120 pontos só para ele, nº bem inferior ao da rede dos importados.
A Hyundai abre nesta quarta-feira (10) as vendas do HB20, o primeiro modelo totalmente fabricado no Brasil pela montadora sul-coreana. O carro foi lançado no mês passado com a missão de brigar contra Volkswagen Gol, o mais vendido no país, e Fiat Palio, entre outros modelos do concorrido segmento hatch. No ano que vem, ele terá a companhia de um sedã e de uma versão "aventureira", a serem lançados em janeiro e março, respectivamente.
saiba mais
Produzido na recém-inaugurada fábrica de Piracicaba (SP), o HB20 será vendido com motor 1.0 e 1.6, a partir de R$ 31.995 (veja preços e versões).
Além do desafio de emplacar um modelo novo no mercado brasileiro, em uma faixa de preço inferior a de seus demais veículos e, consequentemente, muito mais disputada, a Hyundai terá colocada à prova sua estratégia de distribuição. A marca optou por vender a "família HB20" em lojas separadas das que comercializam os veículos importados e os feitos no sistema CKD (Complete Knocked-Down, quando as peças chegam prontas apenas para montagem) como o SUV Tucson, o hatch i30e o Veloster, já conhecidos pelo consumidor brasileiro.
Uma loja azul, outra cinzaA "cara" das lojas, no entanto, será praticamente a mesma. As que venderão os produtos nacionais serão chamadas de HMB (de Hyundai Motor Brasil) e terão a cor azul escura na fachada, com uma pequena faixa em verde e amarelo. As concessionárias que continuarão vendendo os importados, todas do grupo Caoa, que possui contrato de exclusividade com esses veículos, ficam com a cor cinza.
A rede ainda é pequena: no site da montadora, até a última terça (9), havia 120 lojas listadas para a venda dos carros nacionais. Entre elas há 10 em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, e 1 em Vitória e Florianópolis.
Há pontos em todas as regiões do país, mas o número de concessionárias ainda é bem inferior ao da rede dos importados, que tem cerca de 220 lojas divulgadas na página correspondente. Há ali, no entanto, endereços que também aparecem na lista da HMB, indicando que algumas lojas deixarão de vender os importados da Hyundai para comercializar os nacionais.
No lançamento do HB20, em setembro passado, a marca falou em 156 pontos iniciais para o HB20, sendo 73 no Sudeste, 34 no Sul, 23 no Nordeste, 16 no Centro-Oeste e 10 no Norte. Para a montadora, 70% do potencial de vendas está no Sul e no Sudeste.
O objetivo da Hyundai é chegar a março do ano que vem com 200 pontos de vendas dos carros nacionais. Segundo ela, todos já foram identificados.
Lista de concessionáriasAs páginas dos carros nacionais e dos importados na internet também são diferentes. O endereço www.hyundai-motor.com.br continua mostrando os veículos trazidos da Coreia do Sul e os montados em Anápolis (GO) pela Caoa. Para o HB20, o site é o www.hyundai.com/br, onde está a lista das concessionárias (veja aqui no site da marca). Um número de telefone será colocado à disposição dos clientes, que poderão, de acordo com a Hyundai, optar por um atendimento "técnico ou normal".
A maior parte dos pontos de venda exclusiva do HB20, no entanto, pertence à Caoa. Mas a Hyundai diz que a operação seguirá os padrões sul-coreanos. Os carros da marca vendidos até então no Brasil enfrentam, como outros importados, críticas pela demora na chegada de peças de reposição. A filial brasileira promete amenizar esse problema nos carros nacionais. "99% das peças da lataria do HB20 são nacionais", diz a montadora.
Promessa de pós-venda melhorO tratamento "vip" é prometido desde a entrega do carro: "Será um momento especial", afirmou o gerente de pós-venda Fernando do Espírito Santo, na ocasião do lançamento do HB20.
Segundo ele, vendedores e prestadores de serviços da HMB foram treinados em um centro em São Paulo. A missão é ter "precisão e rapidez".
No evento, Espírito Santo citou que o hatch terá garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem (para vendas de frota, o tempo é o mesmo, mas o limite é de 100.000 km). Ou seja, o cliente terá de usar somente os serviços da Hyundai durante esses anos.
A montadora diz que a mão de obra será gratuita nas revisões dos 10.000 km e 20.000 km. A tabela de preços de peças de reposição valerá para todo o Brasil e a hora de mão de obra, quando passar a ser cobrada, custará R$ 150. Os valores das revisões, no entanto, não foram divulgados. "Não queremos ser a melhor no preço, mas a mais confiável", resumiu o gerente.
Ele informou que a montadora venderá o Seguro Auto Hyundai, com cobertura a preços fixos, independentemente do perfil do motorista. Nele, o HB20 1.0 terá apólice no valor de R$ 1.300, enquanto o 1.6, de R$ 1.600.
O HB20 será uma das atrações da Hyundai no Salão de São Paulo, que começa no fim do mês.
Veja abaixo a galeria de fotos do HB20
Para ler mais notícias do AutoEsporte, clique em g1.globo.com/carros. Siga também o
Nenhum comentário:
Postar um comentário