30/09/2014
às 17:36 \ Petróleo, gás e mineraçãoPetrobras: real fraco aumenta prejuízo na gasolina
A desvalorização do real nos últimos dias quase dobrou a defasagem do preço da gasolina em um mês e vai aumentar o prejuizo da Petrobras se o preço na bomba não for reajustado.
De acordo com cálculos do Credit Suisse, o preço da gasolina no Brasil agora está 21% defasado em relação a preços internacionais. No início de setembro, com o real mais valorizado, a defasagem era de apenas 10%.
Lembrando: a Petrobras compra gasolina lá fora para vender aqui dentro porque as refinarias brasileiras não dão conta do consumo. Como o preço praticado pela Petrobras é abaixo do que ela paga lá fora, a empresa tem prejuizo nesta operação.
Nos últimos anos, a gasolina artificialmente barata retirou a competitividade do etanol na bomba, e com isso o Brasil, que não importava gasolina em 2009, hoje importa 13% de seu consumo.
Já o diesel está 10% defasado em relação ao preço lá de fora, contra 7% no início de setembro.
Pelas contas do Credit Suisse, cada 10% de desvalorização do Real achata a geração de caixa da Petrobras (EBITDA) em cerca de 16%, ou 5 bilhões de dólares por ano.
Em resumo: o aumento da gasolina vem aí, ou as ações da Petrobras sofrerão ainda mais. A ação PN fechou nesta terça a 18,09 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário