Postagem em destaque

Uma crônica que tem perdão, indulto, desafio, crítica, poder...

terça-feira, 16 de abril de 2013

Antes das bombas explodirem etíope venceu a Boston Marathon com 2h 10min23s



Em Boston, etíope Lelisa Desisa vence segunda maratona em três meses


Por Paulo Gomes | 15/04/2013 - Atualizada às 14:18

Desisa ganha força para o Mundial de Moscou
Desisa ganha força para o Mundial de Moscou
Foto: Divulgação/ Standard Chartered Dubai Marathon
1 
Atualizado às 17h05: explosões na chegada dos amadores deixaram feridos. Ainda não se sabe se foi um atentado ou acidente.
Nesta segunda-feira (15), o etíope Lelisa Desisa venceu a Maratona de Boston em 2h10min23, em acirrada disputa. A prova marca o ínicío da temporada de grandes maratonas. No Dia dos Patriotas, nos Estados Unidos, foi realizada a segunda WMM (World Marathon Majors, as principais maratonas do mundo) do ano – Tóquio estreou no circuito em fevereiro.

A vitória do etíope é ainda mais notável se considerado que, menos de três meses atrás ele triunfou também na rápida Maratona de Dubai (25/01), com 2h04min45. Superar os 42 quilômetros na mais tradicional das maratonas – foi a 117ª edição da prova em Boston – não foi nada simples.

Calor não apareceu- Para alívio dos 23.181 maratonistas que largaram na manhã desta segunda-feira em Boston, as altas temperaturas que atrapalharam a prova no ano passado – gerando desistências e também altos tempos – não se fizeram presentes. A variação até foi considerável – entre 7°C e 14°C – mas a média durante a prova foi na casa dos 10°C e não prejudicou o andamento do evento.

Os estadunidenses Jason Hartmann, Fernando Cabada e o canadense Robin Watson tomaram a frente nos quilômetros iniciais, mas era esperado que eles não conseguissem manter. Aos dez quilômetros já eram os etíopes Markos Geneti e Gebre Gebremariam que lideravam, com 30min53.

O pelotão de frente se manteve entre oito ou nove homens na maior parte do tempo, todos africanos – etíopes e quenianos. No vigésimo quilômetro (alcançado em 1h01min31), eram onze, com a presença novamente de Hartmann e Watson. O canadense chegou a forçar o ritmo e puxar o grupo, passando a marca da meia em 1h04min54. No 25º, já era seguido de perto pelo pelotão e, a partir do 30ºkm, a disputa ficou restrita a seis corredores: os quenianos Dickson Chumba, Levy Matebo e Micah Kogo; e os etíopes Gebre Gebremariam, Deriba Merga e Lelisa Desisa.

Estreante incômodo- Na medida em que os fundistas apertaram o passo, apenas três ficaram na briga pela vitória. O experiente Gebremariam talvez fosse a aposta mais óbvia, apesar do compatriota Desisa viver o bom momento após a vitória em Dubai. Mas era o queniano Micah Kogo quem destoava – ele estava em sua estreia em maratonas e já foi recordista mundial de dez quilômetros. 

No final, quem teve mais fôlego foi Desisa, completando em 2h10min22. Kogo completou em 2h10min27 e Gebremariam em 2h10min28. O norte-americano Jason Hartmann conquistou um honroso quarto lugar e o campeão de 2012, Wesley Korir, completou o pódio.

Confira na próxima página como foi entre os cadeirantes e os tempos dos vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário