Postagem em destaque

Uma crônica que tem perdão, indulto, desafio, crítica, poder...

sexta-feira, 16 de março de 2012

Letra de música que incensa "La reina del Sur" foi censurada por autoridades mexicanas...

Enviado por Elisa Martins - 
13.3.2012
 | 
19h53m

Censura à rainha do sul




Um dos grupos mais tradicionais do México, “Los Tigres del Norte”, sofreu censura após um show em Chihuahua e foi proibido pelas autoridades locais de voltar a se apresentar nesta cidade no norte do país. Tudo porque a banda tocou a música “La reina del sur” ("A rainha do sul"), que conta a história de Tereza Mendoza, famosa integrante do cartel de Juárez. A música é um “narcocorrido”, estilo musical que narra em ritmo parecido ao sertanejo a história de criminosos que se tornaram lendas entre a população local. Trata-se de uma derivação politicamente incorreta do “corrido”, gênero que canta e enaltece a vida de personagens populares e gente valente desde os tempos de Pancho Villa e a Revolução Mexicana.
No ano passado, a exemplo de outros estados, autoridades de Chihuahua proibiram a interpretação de "narcocorridos" em eventos públicos por apologia à violência. Entre um verso e outro, portanto, “Los Tigres Del Norte” teriam cometido um delito e, além da proibição de não tocar mais na cidade, os organizadores do evento terão que pagar uma multa de 20.000 pesos mexicanos, quase R$ 3 mil.
Nas redes sociais, fãs do grupo ironizaram que as autoridades também deveriam proibir a venda do livro “La reina del sur”, do espanhol Arturo Pérez-Reverte. Simpatizantes do “narcocorrido” afirmam que a censura por apologia à violência não faz sentido na capital de mesmo nome do estado que é o mais violento do país. O estado de Chihuahua contabiliza 12.424 mortes ligadas ao narcotráfico desde dezembro de 2006 até setembro do ano passado. (Abaixo, o clipe da música vetada pelas autoridades mexicanas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário