Postagem em destaque

O BRASIL ESTÁ FICANDO sem gra ca...

quarta-feira, 3 de junho de 2015

"E preciso refundar a Fifa" / Editoria de El País / JB


Resultado de imagem para bola de futebol em pedaços

Esportes 

'El País' (editorial):  É preciso refundar a Fifa

Renúncia de Blatter é oportunidade para dotar organização mundial de futebol de maior transparência

Jornal do Brasil
O jornal espanhol El País, publicou nesta terça-feira (02/06) um editorial repercutindo a renúncia de Joseph Blatter e propondo uma reformulação da entidade máxima do futebol. “Blatter renunciou como presidente da Fifa, organismo que dirige o futebol mundial, apenas 72 horas após ser reeleito em Zurique após uma eleição surpreendente e vergonhosa. Blatter não conseguiu suportar a pressão da onda de corrupção descoberta pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o FBI que, por enquanto, já levou para a prisão sete dirigentes da organização. A frase com a qual argumentou sua renúncia não tem indiretas: ‘Meu mandato não conta com o apoio de todos’; isso já era sabido na semana passada, quando alguns de seus protegidos foram presos.
O futuro imediato da FIFA é um próximo congresso extraordinário no qual se elegerá o sucessor de Blatter. Esse é o momento perfeito para ocorrer uma refundação institucional que acabe com as facilidades atuais para as práticas corruptas. Deveria ser imposta uma limitação de mandatos, tanto na presidência como na diretoria; a licitação pública para escolha das sedes das Copas do Mundo e dos contratos firmados; e submeter a Fifa a auditorias externas e internas, de contas e de gestão. Substituir Blatter é simples; mudar a gestão para criar uma organização transparente é mais complicado.
Ángel María Villar ainda não anunciou que seguirá os passos de Blatter, a quem apoiou firmemente como mostra de afeto entre compadres, e renunciará à presidência da Federação Espanhola de Futebol. Mas, no entanto, seria o apropriado".
Tags: blatter, corrupção, crise, escândalo, fifa, futebol, suíça
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário