Postagem em destaque

Notícias da Revista Oeste ...

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Baleia teve seu dia de sorte depois de encalhar em Arraial do Cabo

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/corrente-de-solidariedade-salva-baleia-encalhada-em-arraial-do-cabo-no-rj.ghtml


Corrente de solidariedade salva baleia 

encalhada em Arraial do Cabo, no RJ

Grupo trabalhou por pelo menos 19 horas para que animal fosse levado de volta para o mar.

Por Filipe Carbone, G1 Região dos Lagos
 

Multidão acompanhou comovida o resgate da baleia em Arraial do Cabo, no RJ (Imagem: Marcelo de Lima)
Foram 19 horas de trabalho ininterrupto até que a baleia jubarte que estava encalhada em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, fosse devolvida para o mar na tarde deste domingo (22). Agentes da Guarda Ambiental, ICMBio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Corpo de Bombeiro amarraram cordas no animal para que ele fosse puxado pelas embarcações.
O trabalho de resgate contou com uma retroescavadeira e um mutirão de pessoas para que a baleia continuasse molhada até que a maré subisse, possibilitando a retirada dela da areia da praia. O grupo utilizou baldes de água e toalhas durante todo o trabalho de desencalhe.
Foto aérea mostra centenas de pessoas acompanhando o resgate da baleia em Arraial do Cabo, no RJ (Foto: Ricardo Malta/Arquivo pessoal)Foto aérea mostra centenas de pessoas acompanhando o resgate da baleia em Arraial do Cabo, no RJ (Foto: Ricardo Malta/Arquivo pessoal)
Foto aérea mostra centenas de pessoas acompanhando o resgate da baleia em Arraial do Cabo, no RJ (Foto: Ricardo Malta/Arquivo pessoal)
A baleia jubarte de aproximadamente quatro metros e sete toneladas encalhou na Praia Grande no início da noite deste sábado (21). Pelo menos 30 agentes participam da operação para cavar um buraco para que a baleia continue sendo molhada. Um cinturão foi formado ao longo da praia para que banhistas não tenham acesso ao animal
Segundo Mauro Russo, coordenador da Guarda Ambiental, o grupo conseguiu fazer com que ela voltasse para o mar.
"Ela foi puxada por duas embarcações: uma de pesca e uma escuna de passeio. Ela estava bem e saiu em direção ao mar aberto. Contamos com o auxílio de alguns banhistas voluntários durante o resgate", disse.

Em Armação dos Búzios

Moradores de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, também participaram de um mutirão para resgatar o filhote de uma baleia jubarte em agosto deste ano. Na ocasião, o animal encalhou na Praia da Rasa e foi devolvido ao mar quase um dia após ficar preso na areia.
Durante o resgate foram utilizadas três retroescavadeiras que atuaram no salvamento. Dezenas de pessoas também utilizaram pás e enxadas para afastar a areia, além de baldes para hidratar o animal.
Moradores de Arraial do Cabo ficaram comovidos e acompanharam de perto o resgate da baleia em Arraial do Cabo (Foto: Ricardo Malta/Arquivo Pessoal)Moradores de Arraial do Cabo ficaram comovidos e acompanharam de perto o resgate da baleia em Arraial do Cabo (Foto: Ricardo Malta/Arquivo Pessoal)
Moradores de Arraial do Cabo ficaram comovidos e acompanharam de perto o resgate da baleia em Arraial do Cabo (Foto: Ricardo Malta/Arquivo Pessoal)
Animal é puxado por por cordas e acompanhado durante o resgate em Arraial (Foto: Marcelo de Lima/Arquivo Pessoal)Animal é puxado por por cordas e acompanhado durante o resgate em Arraial (Foto: Marcelo de Lima/Arquivo Pessoal)
Animal é puxado por por cordas e acompanhado durante o resgate em Arraial (Foto: Marcelo de Lima/Arquivo Pessoal)
Baleia nada em direção ao mar aberto após ser desencalhada em Arraial (Foto: Marcelo de Lima/Arquivo Pessoal)Baleia nada em direção ao mar aberto após ser desencalhada em Arraial (Foto: Marcelo de Lima/Arquivo Pessoal)
Baleia nada em direção ao mar aberto após ser desencalhada em Arraial (Foto: Marcelo de Lima/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário