Postagem em destaque

Mais de Santa Catarina ...

domingo, 12 de agosto de 2018

A corrida como terapia

TERAPIA DE CORRIDA DINÂMICA

Como a corrida pode ajudar a curar ansiedade e depressão

POR TATIANA FURTADO
Livro Correr e Ser Feliz
Como correr e meditar ao mesmo tempo? Controlar a respiração e transformar a atividade em terapia? Segundo o psicoterapeuta William Pullen, é possível. Autor do livro "Correr e ser feliz" (editora Fontanar), o inglês criou o método da Terapia de Corrida Dinâmica por necessidade própria. A ideia não é transformar as pessoas em atletas de maratonas, mas utilizar a corrida para tratar ansiedades, vícios e até depressão.
- É uma combinação do movimento e o mindfulness que promove felicidade e cura. Há 11 anos, descobri esse poder da corrida num momento de muitas dificuldades na minha vida e comecei a correr com um amigo - conta o autor em entrevista por email.
Pullen explica os benefícios da prática, que consiste em trazer o foco para o momento presente associado à respiração.
- A corrida com a atenção plena (mindfulness) é muito calmante. Você também pode praticar apenas andando. Ambos são bons para a pressão e reduz o estresse - diz.
A prática não tem contra indicação, garante ele. No livro, há programas específicos para condições como depressão, ansiedade e raiva.
- É bom para qualquer um que não consiga sair mais de casa, que esteja estressado ou apenas querem realmente se tornar presentes em suas vidas.
O autor usa a própria experiência como motivação para a prática.
- Eu incorporei a corrida no meu estilo de vida. Para mim, correr funciona melhor pous eu gosto de correr com outras pessoas e discutir o que está acontecendo na minha vida e no mundo. Correr ajuda a estar em contato profundo com as emoções e clarear a mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário