• • atualizado às 12h03
Rival do Google Glass tem design fashion e custa US$ 299
Italiano GlassUp não tem câmera e com isso consegue ter aparência de óculos comum e preço 80% menor do que o concorrente americano
saiba mais
Uma startup italiana está entrando no mercado de óculos inteligentes com o GlassUp, um concorrente do Google Glass que pretende apelar aos consumidores em três frentes: preço, design e privacidade. Segundo o TechCrunch, o modelo funciona como uma segunda tela para o smartphone, que endereça a principal funcionalidade do rival americano: acessar informações são precisar usar as mãos.
O primeiro aspecto em que o GlassUp se diferencia do Google Glass é a falta da câmera, o que serve a dois propósitos. Em primeiro lugar, evita as preocupações com privacidade, uma vez que o usuário não pode filmar as pessoas por quem passa. Além disso, sem a câmera o GlassUp acaba saindo por 20% do valor do Google Glass. A startup italiana pretende começar a vender o aparelho em fevereiro por US$ 299 - hoje, o Glass custa US$ 1,5 mil.
A tela em que são exibidas as informações do GlassUp é bem no meio da lente, o que evita que o usuário precise olhar para o lado para ver os dados. A companhia italiana indica como usos possíveis o acesso a mapas e a notificações em tempo real - como novos e-mails ou cotações de bolsa de valores. Seria possível ver dados sobre pontos turísticos e até legendas de filmes em língua estrangeira, além de itens de uma receita enquanto se cozinha, por exemplo.
As informações são exibidas por um projetor monocromático, o que reduz o consumo de bateria. Os desenvolvedores afirmam que vão lançar alguns aplicativos nativos, mas que pretendem disponibilizar o API para iOS, Android e Windows Phone para que mais apps possam ser criados - os óculos obtém as informações a partir de conexão Bluetooth com o smartphone do usuário.
O wearable gadget italiano ainda de diferencia pelo design. Fugindo do aspecto futurista do Google Glass, que faz com que todos ao redor do usuário saibam que ele está com óculos inteligentes, o GlassUp aposta em um design semelhante ao de óculos comuns.
Na página do Indiegogo, onde a startup tenta levantar recursos para a produção comercial do modelo, os italianos destacam que estão em negociações com marcas de design de acessórios para que o GlassUp seja fabricado em diferentes modelos e com visual mais "trend" do que o atual.
No site de financiamento coletivo, os criadores do GlassUp também informam que vão produzir o aparelho mesmo que o valor no Indiegogo não atinja o total esperado - dos US$ 150 mil, a equipe atingiu US$ 66 mil até agora, e tem 11 dias restantes. Eles informam que conseguiram investidores para o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário