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quarta-feira, 15 de maio de 2013

Copa das Confederações.. . Veja o estágio das obras dos palcos para o futebol que começa daqui a 30 dias

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/05/com-obras-em-andamento-copa-das-confederacoes-testara-apenas-arenas.html
15/05/2013 11h15 - Atualizado em 15/05/2013 11h37

Com obras em andamento, Copa das 




Confederações testará apenas arenas


O principal teste para a Copa de 2014 no Brasil começa em 15 de junho.
G1 fez balanço de obras em BH, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio e Salvador.

Do G1, em São Paulo

mapa_copa (Foto: Editoria de Arte / G1)
A um mês do início da Copa das Confederações no Brasil, evento que serve como principal teste para a Copa do Mundo de 2014, as seis capitais que receberão jogos do torneio não poderão avaliar a maioria das obras planejadas o Mundial.
Atrasos nos cronogramas, descumprimento de prazos, suspeitas de irregularidades, mudanças no projeto original e greve de operários são alguns dos problemas surgidos ao longo dos últimos anos, responsáveis por fazer da competição um teste apenas dos estádios, três deles ainda não inaugurados.
A abertura da Copa das Confederações será no dia 15 de junho, em Brasília, com partida entre Brasil e Japão. A final será em 30 de junho, no Rio de Janeiro. Ao todo, serão 16 jogos. Além de Brasília e do Rio, também são sedes Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador.
G1 fez na última semana um levantamento da situação das obras visando a Copa de 2014, cinco anos e meio após o anúncio oficial que confirmou o Brasil como sede e restando pouco mais de um ano para o início do evento.
A reportagem nas seis capitais realizou um balanço dos projetos de mobilidade urbana e de acesso aos estádios, das reformas nos aeroportos e dos outras obras, além de avaliar melhorias na rede hoteleira e no comércio das cidades. Confira o panorama em cada uma das sedes:
belohorizonte_selo (Foto: Editoria de Arte / G1)
BRT Cristiano Machado é uma das oito obras de mobilidade urbana em execução na cidade e não estará pronta até a Copa das Confederações (Foto: Pedro Cunha/G1)BRT Cristiano Machado é uma das obras que não
ficarão prontas até junho (Foto: Pedro Cunha/G1)
Apenas uma das oito obras de mobilidade urbana planejadas para Belo Horizonte receber a Copa do Mundo de 2014 vai estar concluída em junho, durante a Copa das Confederações. Além disso, segundo as repórteres Raquel Freitas e Sara Antunes, o turista que visitar a capital mineira encontrará o aeroporto em obras, contará com serviço restrito de telefonia 4G e poderá enfrentar problemas no estádio do Mineirão, que foi criticado por frequentadores em testes realizados até o momento.
Muitas das obras inacabadas deveriam ter sido entregues até o evento deste ano, conforme o plano inicial, mas só o Boulevard Arrudas, via que passa por importantes pontos turísticos da cidade e que é importante para o trânsito, estará concluído e em funcionamento até mês que vem. Segundo o secretário Municipal Extraordinário da Copa do Mundo, Camilo Fraga, a maioria dos prazos estourados deve-se a "processos de desapropriação mais demorados" e "adequações nos projetos".
O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, reconheceu que "a Copa das Confederações é acima de tudo um evento-teste para a Copa do Mundo" e afimou que, mesmo com as obras em andamento, as intervenções pela cidade não serão obstáculo à acessibilidade de torcedores.
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brasília_selo (Foto: Editoria de Arte / G1)
Vista aérea do trecho da DF-047 onde já começaram as obras de acesso ao aeroporto JK. Conclusão do serviço está prevista para janeiro de 2014 (Foto: Reprodução/TV Globo)Vista aérea de trecho da DF-047 onde começaram
obras de acesso ao aeroporto (Foto: Reprodução)
A única obra no Distrito Federal que deve ficar pronta para o evento é o Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha. O único jogo na capital federal será o da abertura, entre Brasil e Japão. Até 8 de maio, as obras no local estavam 97% concluídas. Nenhuma obra de mobilidade urbana, no entanto, ficará pronta até o início da competição, de acordo com levantamento do repórter Lucas Nanini.
A inauguração do estádio já foi adiada duas vezes. Diversas etapas foram questionadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. O último levantamento feito pelo Núcleo de Fiscalização de Obras, em abril, mostrou que a obra recebeu 19 aditivos, que fizeram o valor do estádio saltar de R$ 696,6 milhões para R$ 1 bilhão.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), anunciado para a Copa do Mundo, só deve ficar pronto depois da competição, em 2015. O projeto foi retirado da Matriz de Responsabilidade, documento assinado pelo governo do Distrito Federal e enviado à Fifa quando a cidade se candidatou como sede da Copa.
selo_fortaleza (Foto: Editoria de Arte / G1)
A um mês da Copa das Confederações, principal via de acesso ao Castelão tem cenário de obras (Foto: André Teixeira/G1)Principal via de acesso ao Castelão tem cenário de
obras a 30 dias de evento (Foto: André Teixeira/G1)
Nenhuma das obras de mobilidade urbana pensadas para facilitar o acesso à Arena Castelão está pronta. Considerando as quatro vias de acesso ao estádio, todas em construção ou adaptação, apenas 52% do trabalho foi realizado. Em uma das ruas, a construção de túneis começou apenas no último dia 11. No entorno da arena, máquinas e materiais dificultam o acesso, também prejudicado pela lama ou poeira, como constatou o repórter André Teixeira.
O Metrô de Fortaleza ainda funciona em fase de teste, somente pelo horário da manhã e sem cobrança de passagem, enquanto que o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) está em fase inicial de implantação. Segundo último balanço divulgado, a reforma do Aeroporto de Fortaleza tem apenas 12% das melhorias concluídas. Com isso, turistas encontrarão o terminal em obras.
O setor de serviços ainda não "entrou no clima" dos eventos. Representantes da hotelaria e de bares e restaurantes dizem que a Copa das Confederações será um teste para a Copa do Mundo e que estão investindo, mas reconhecem que os gargalos dos setores não vão ser resolvidos até junho e são dúvidas até a Copa de 2014.
recife_selo (Foto: Editoria de Arte / G1)
São Lourenço não tem hotéis e pousadas, segundo Setur. (Foto: Luna Markman/G1)Cidade onde fica a nova arena não tem hotéis para
os turistas esperados (Foto: Luna Markman/G1)
Palco de três partidas da fase de grupos da Copa das Confederações, sendo a primeira delas em 16 de junho, a cidade de São Lourenço da Mata (19 km do Centro do Recife), onde foi construída a Arena Pernambuco, não conta com rede hoteleira capaz de acolher os 40 mil visitantes esperados para a competição. Na capital são 11,4 mil leitos disponíveis, conforme apurou a repórter Luna Markman.
A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) confirmaram as carências no equipamento hoteleiro da cidade. Além da falta de hotéis e pousadas, não há, até o momento, interesse dos moradores da região em alugar suas casas aos visitantes.
Obras de mobilidade urbana planejadas para facilitar o acesso à arena não estão concluídas. O estádio, que teve atraso em sua construção devido à greve de operários, será inaugurado no próximo dia 20. Das cinco obras de mobilidade que terão maior impacto no trânsito e no transporte urbano na Região Metropolitana, três não serão entregues até junho, segundo último balanço divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Rio_selo (Foto: Editoria de Arte / G1)
Operários ainda trabalham no entorno do Maracanã (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Operários ainda trabalham em obras no entorno do
estádio do Maracanã (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)





 A única obra completa a ser entregue para junho será o Maracanã. Ainda assim, o palco das finais das duas Copas teve um jogo-teste cancelado e será inaugurado apenas 14 dias antes de México x Itália. Outras obras, todas previstas para ficarem prontas antes da Copa das Confederações, só devem ficar prontas antes da Copa do Mundo, segundo reportagem de Luís Bulcão.
O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, principal ponto de aterrissagem de estrangeiros vai passar a competição sem a maior parte das melhorias. Algumas obras, nas pistas e nos terminais, ficam prontas somente em 2014. A privatização do serviço, hoje de responsabilidade da Infraero, só sairá em setembro de 2013.
Principal obra de melhoria em mobilidade urbana, a BRT Transcarioca, um corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional, inicialmente previsto para começar a operar em maio de 2013, como consta na matriz de responsabilidades original, só será entregue em dezembro.
Também haverá mudanças no valor que o contribuínte pagará pelos projetos. Ao analisar o primeiro relatório produzido pelo Ministério dos Esportes, de janeiro de 2011, a reforma do Maracanã custava R$ 828 milhões, já superior aos R$ 600 milhões anunciados em 2010, na matriz de responsabilidades original. O valor acabou sendo novamente reajustado e o preço mais atualizado da obra foi fixado em R$ 1,049 bilhão.
Salvador_selo (Foto: Editoria de Arte / G1)
Viaduto de acesso a Arena Fonte Nova, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Viaduto de acesso à Fonte Nova deve estar pronto
quando torneio começar (Foto: Lílian Marques/G1)

Salvador possui diversas obras em andamento para que a cidade esteja preparada na Copa do Mundo de 2014. Até a sexta-feira (10), apenas a Arena Fonte Nova havia sido concluída para teste na Copa das Confederações. Os viadutos em torno do estádio estavam quase prontos, restando apenas provas finais, e devem estar liberados até a competição, de acordo com a repórter Lílian Marques.
No Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, três obras estão em andamento. A ampliação dos pátios de manobra 1, 2, 3, iniciada em abril de 2011; a construção da nova torre de controle, que começou em junho 2012; e a reforma do terminal de passageiros, feita desde janeiro. A Infraero informou que o andamento das obras está de acordo com o cronograma e que todo o trabalho foi realizado, até o momento, com base no projeto original. As mudanças devem ser concluídas até dezembro de 2013.
O porto de Salvador passa por obras de requalificação desde abril de 2012. A Companhia das Docas da Bahia (Codeba), responsável pela administração, informou que o projeto inicial previa apenas um novo terminal de passageiros, mas que foi acrescentado ao plano uma esplanada dentro da área que deixa à vista a Baía de Todos-os-Santos, com apelo turístico. Segundo a assessoria da Codeba, o porto está atualmente com 80% das obras concluídas.

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