Mudança nos plantões policiais vai
agilizar atendimento à população
Em Sorocaba (SP), oito funcionários foram contratados.
Os policiais serão deslocados para as investigações.
A Delegacia Seccional de Sorocaba (SP) vai mudar a forma de atendimento ao público. As medidas são para diminuir o tempo de espera para o registro de ocorrências e também liberar os policiais para o trabalho de investigação.
Hoje, os investigadores atuam como recepcionistas no atendimento ao público. Desde o início do ano foram registrados mais de 18 mil ocorrências. Uma média de 112 por dia.Um projesto da Delegacia Seccional pretende desafogar os plantões policiais. Oito funcionários foram contratados para fazer o serviço de recepção e triagem das ocorrências. Eles vão distribuir senhas eletrônicas para organizar o fluxo. "Eles são funcionários, não têm conhecimento na área jurídica, não andam armados. A função é exatamente a de prestar informação. Ele vai fazer o direcionamento das pessoas ou pra delegacia eletrônica ou para o atendimento direto com os policiais", explicou o delegado assistente seccional João Francisco Ferreira Dias.
Outra mudança pretende agilizar o atendimento nos plantões policiais. Dois computadores com acesso à internet estarão disponíveis para as pessoas que quiserem usar o sistema de delegacia eletrônica para registro de ocorrências. Um estagiário de Direito vai ajudar quem tiver dúvidas.
Na delegacia on line podem ser registrados casos de ameaça, injúria, difamação, acidentes de trânsito sem vítimas, furto ou perda de documentos ou celulares, furto de veículos, desaparecimentos, entre outras ocorrências.
Os funcionários da recepção vão ser treinados e as mudanças começam a ser implantadas ainda este mês. O treinamento da equipe que vai trabalhar na recepção do público começa na segunda-feira (20) e a expectativa é de que o novo modelo entre em vigor em dez dias.
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