Vídeo de espantar: veja como esse gigante da aviação, sucateado, vai virar pó
Você está vendo, acima, o gigantesco avião militar de transporte C 141 Starlifter, um dos orgulhos da Força Aérea dos Estados Unidos durante décadas.
Como tudo e todos, as grandes aeronaves também têm seu tempo de vida útil. E os grandes C 141, quando aposentados — eles pararam de voar nos EUA em 2005 –, junto a milhares de outros aparelhos, militares e civis, vão parar em cemitérios de aeronaves americanos. E partem para a reciclagem.
Veja um desses colossos sendo massacrado na base da Força Aérea Davis-Monthan, perto de Tucson, Arizona, onde fica o maior cemitério de aeronaves do mundo.
Antes de ser estraçalhado, os aviões são depenados por técnicos de tudo o que ainda pode ser útil, especialmente os motores e a parte eletrônica. Depois disso, é o massacre: uma espécie de retroescavadora corta primeiro a parte das asas que sustentava os motores. Em seguida, corta fora as asas. O avião é feito em pedaços adequados a seu transporte por caminhões.
Uma segunda sessão de cortes — e o que sobrou do grande pássaro vai para esteiras de reciclagem, que, imantadas, conseguem separar metais de plásticos e outros materiais.
O que sobra é moído e chega perto de virar pó – para, então, se transformar em matéria-prima para telefones celulares, automóveis, televisores e uma multidão de outros produtos.
Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário