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segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Acidente de domingo na Fórmula Um provocou reação no ambiente de segurança de corrida

Acidente no GP da Bélgica renova foco em segurança na F1 | Esportes | Reuters

Acidente no GP da Bélgica renova foco em segurança na F1

segunda-feira, 3 de setembro de 2012 13:32 BRT
 
Por Alan Baldwin  
SPA-FRANCORCHAMPS, Bélgica, 3 Set (Reuters) - O acidente no Grande Prêmio da Bélgica, que resultou numa suspensão de uma corrida ao francês Romain Grosjean, alimentou o debate sobre a segurança do cockpit na Fórmula 1, sem fornecer uma solução mais clara para o problema.
A Lotus de Grosjean decolou no ar e passou na frente da Ferrari do líder do campeonato, Fernando Alonso, na primeira curva, destruindo o carro mas felizmente sem acertar a cabeça do espanhol.
O acidente, cuja culpa foi diretamente colocada na condução agressiva de Grosjean, foi um momento de enorme apreensão para os fãs da Ferrari e membros da equipe que acompanhavam do muro do pit enquanto Alonso demorava a sair do cockpit, em meio ao silêncio no rádio.
"Tivemos sorte porque nada atingiu Fernando na cabeça", disse o chefe da equipe, Stefano Domenicali, a repórteres, em uma conversa que também abordou a necessidade de os jovens e inexperientes pilotos serem punidos fortemente por falhas nas categorias de base para garantir que eles cheguem à Fórmula 1 com mais consciência.
"Foi uma situação muito arriscada e ver um carro voar sobre o dele, alguns centímetros acima de seu capacete, nos deixou com os corações na boca por alguns décimos de segundo", afirmou o engenheiro-chefe da Ferrari, Pat Fry.
Proteger a cabeça do piloto em tais incidentes tem sido uma preocupação para a Fórmula 1, uma modalidade onde os perigos são evidentes e há um esforço constante para melhorar a segurança em todas as áreas.
A Fórmula 1 não tem uma morte de piloto durante uma corrida desde que o tricampeão mundial Ayrton Senna morreu em Ímola, em 1994, mas todos na Fórmula 1 sabem que há um risco constante de um acidente grave.
A lesão na cabeça quase fatal de Felipe Massa no GP da Hungria em 2009, quando o piloto da Ferrari foi atingido no capacete por uma mola de metal que soltou-se de um carro na frente, foi um lembrete disso.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fez testes com cockpits fechados tipo os de jatos de combate e com estruturas de metal colocadas em frente ao piloto para proteger contra um impacto frontal ao capacete, mas todos trazem riscos.
"Estamos trabalhando com a Federação para tentar buscar o sistema correto de proteção. Com o que temos testado ou trabalhado, há também alguns problemas que você pode ter", disse Domenicali.
"Precisamos ter muito cuidado com todos esses dispositivos. Nós ainda estamos trabalhando com a federação para encontrar uma solução possível... estamos trabalhando muito duro."
 

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